Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ajuda na identificação modelo Solex

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Jorge_Franco

Jorge_Franco


Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 52
Localização : Vila Praia de Âncora

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeTer Ago 16, 2011 1:42 pm

Boa tarde a todos,
hoje deparei-me com uma situação desagradável.
Decidi finalmente restaurar a mimnha solex, tenho-a há uma série de anos sem nunca a utilizar, como Inicialmente pensei que fosse a 2200, e para confirmar procurei no motor mas nada, procurei os documentos que andavam perdidos encontrei-os e verifiquei que lá consta 3800, e para maior dos meus pecados acho que é uma 1400, pois verifiquei pelo nº de motor e de acordo com a tabela encontrada na net parece-me ser uma 1400 de 1958. Será que alguém me ajuda a identificar o modelo pela foto? Existe outra forma de saber qual o modelo? Que faço agora uma vez que o que consta no livrete não corresponde ao modelo da minha Solex.
Obrigado a todos.
Cumprimentos,
Jorge Franco
Ajuda na identificação modelo Solex Dscf2500
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 2:32 am

Olá Jorge,

Pelo quadro tudo indica que seja efectivamente 1400. Quanto ao motor e pelo que dá para ver, o cilindro e farol pode ser 1400( não é 2200 ou 3800 ), o depósito é bem mais recente. Não consigo perceber se o motor tem embraiagem.
Se tem, não é 1400, mas pelo nº de motor que não sei qual é mas acredito ter sido confirmado como 1400, será....
A tampa do rotor não vejo...
Conclusão:
O quadro todo corresponde ao modelo 1400, assim como a culassa e o farol. O depósito não. Resta ver a tampa do rotor.
Se o nº é de 1400 e não tem embraiagem é mesmo 1400.

Quanto aos documentos, já foi aqui falado que há uma omissão no código da estrada e todos os velocípedes com motor auxiliar(com pedais...) estão fora de qualquer classificação Nacional e não precisam de documentos, logo, nem matrícula, sendo o seguro e capacete, optativo.
Portanto o que fazer?
Restaurar e andar o mais possível...aproveitar a lei que temos e enquanto temos....

Bom restauro e boas voltas.
Cumprimentos

Paulo Mota study
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge_Franco

Jorge_Franco


Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 52
Localização : Vila Praia de Âncora

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 5:10 am

Viva,
desde já obrigado pela ajuda. O numero do motor é 1443679. Penso que não tem qulaquer tipo de embraiagem, mas irei desmontar o motor o próximo fim de semana.
Relativamente à tamapa do rotor anexo uma foto.
Cumprimentos,
Jorge Franco
Ajuda na identificação modelo Solex Dscf2537q
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 5:28 am

O nº corresponde ao modelo e a tampa do rotor tb. Só o depósito é mais recente (mod.3300,3800).
Não tem embraiagem e já vai sendo rara, tanto pelo modelo em si como pela condução pouco prática mas muito curiosa. Arranca pedalando e vai abaixo quando se pára.
O depósito original é em chapa lisa com os dois relevos horizontais iguais á tampa do rotor.
Ainda se arranjam depósitos desses se quiser, mas seria normal esses pequenos up-dates num caso de uma queda e/ou rompimento, e substitução por outro mais actual e disponível.

Boas voltas.Bom restauro.
PM study
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge_Franco

Jorge_Franco


Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 52
Localização : Vila Praia de Âncora

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 7:59 pm

Paulo Mota escreveu:
O nº corresponde ao modelo e a tampa do rotor tb. Só o depósito é mais recente (mod.3300,3800).
Não tem embraiagem e já vai sendo rara, tanto pelo modelo em si como pela condução pouco prática mas muito curiosa. Arranca pedalando e vai abaixo quando se pára.
O depósito original é em chapa lisa com os dois relevos horizontais iguais á tampa do rotor.
Ainda se arranjam depósitos desses se quiser, mas seria normal esses pequenos up-dates num caso de uma queda e/ou rompimento, e substitução por outro mais actual e disponível.

Boas voltas.Bom restauro.
PM study

Viva Paulo,
junto anexo foto do depósito para confirmares se é esse, pois comprei-o porque o que estava na solex estava todo furado, mas existe um problema conforme pode verificar numa das fotos, as duas partes dessoldaram-se, sabes se tem reparação? Já agora sabes onde posso adquirir material? Pois irei precisar entre outras coisas do guiador, não sei se do piston, as rodas (das quais tenho as minha velhas para dar em troca não queria ter o trabalho de mandar para a cromagem), juntas, etc.
Cumprimentos,
Jorge Franco
Ajuda na identificação modelo Solex Img0025aol
Ajuda na identificação modelo Solex Img0027al
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 2:47 am

Jorge,
è esse depósito, sim. O estar aberto a meio pode ser uma ajuda se tiveres jeito para bate-chapa. Podes abrir e bater por dentro as amolgadelas. Depois convem decapar e identificar as marcas que já deve ter para juntar no sítio certo. Se tiveres dúvidas para juntar, o melhor é riscar as duas metades num sitio certo antes de abrir.
Quando estiver reparado das amolgadelas, juntas as duas partes e dás calor com um maçarico de mão a toda a volta juntando um pouco de solda nova que vai derretendo para dentro da junta. Tens de ter cuidado a isolar o bujão da gasolina e o parafuso de purga mais o tubo de entrada de gasolina com um pano molhado com água fria, senão vais dessoldar tudo o resto com o calor que estás a dar ao resto do depósito....
Depois é dar um betume de pedra por fora lixar e pintar. Já fiz isso tudo ao meu deposito da 3800 e ficou novo.

Quanto ás peças, já aqui foram falados vários vendedores conhecidos. Pessoalmente prefiro comprar aos Franceses e pelo correio, porque de uma maneira ou outra os Portugueses já foram incorrectos comigo que nem os devia mencionar...Um deles é perto de onde moras e pode dar uma ajuda grande no restauro e algumas peças.
Podes ver catálogos de peças e comprar em França pelo correio em www.lesolex.com e www.vsx71.com e nos Portugueses SolexABC em Estarreja (Vê net) e Vilafranca & Nogueira em Carnaxide Lisboa(Vê net).Fora isto tens o Ebay onde há peças mais baratas mas com algum risco.

Bom restauro
PM study
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge_Franco

Jorge_Franco


Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 52
Localização : Vila Praia de Âncora

Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 12:17 pm

Paulo o meu muito obrigado pela dica.
Assim que puder irei dar inicio aos trabalhos e irei publicando fotos.
Cumprimentos,
Jorge Franco
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda na identificação modelo Solex Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na identificação modelo Solex   Ajuda na identificação modelo Solex Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda na identificação modelo Solex
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a percentagem de oleo se deve-se usar na gasolina
» Novo site Solex - SOLEX VIANA
» Forum d' OS AMIGOS DA SOLEX no Solex Millenium
» HARC apresenta-se
» Help Restoring Solex

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Discussão geral-
Ir para: