Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 CLube Solex de Portugal?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 4:02 am

Em conversa, via e-mail, com um dos presentes no passado encontro de dia 19, foi sugerida a criação de um Clube Solex de Portugal.

Transcrevo as principais ideias do email..

Citação :


Estive no dia 19 em Belém, tendo sido uma manhã agradável e bem passada.
Embora sem grandes pretensões, creio que se deveria constituir em Lisboa um clube (por ex. Clube Solex de Portugal, ou outro qualquer nome), que organizasse e estruturasse os entusiastas.

Trata-se de uma mera proposta construtiva que eu gostaria que circulasse entre os solexistas. Não poderei ser eu a fazê-lo dado que não tenho quaisquer outros contactos.


Abro assim a discussão. Vou também passar a ideia pela newsletter para obter mais feedback.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 5:38 am

Também falei com outro entusiasta e o entendimento dessa necessidade foi o mesmo.
Vou saber com se faz, junto de clubes Franceses, para termos ideia a nível de estatutos etc.
Sei que em França têm nascido alguns e outros acabado. Resta saber se por cá resultará sendo o País até pequeno ....e este forum estar a ajudar a juntar pessoas nesse sentido.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 32
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 6:08 am

Eu acho que é uma ideia excelente, mas se mal aparecem num forum, para que querem um clube?

Talvez seja o meu pessimismo a falar mais alto...

Eu sinceramente contava que depois deste encontro em Lisboa houvesse gente a inscrever-se no forum, visto que tu lá levavas a bandeirinha! Passada uma semana e nada.

O forum tem 35 membros, dos quais 10 membros nunca participaram e dentro desses 10 temos 3 que na ultima visita diz "Jamais"! Com esta até eu me ri. Laughing

É claro que em qualquer forum há sempre gente que se inscreve para nada, mas num forum grande a coisa até passa despercebida. Neste forum se tivermos 10 que nunca participaram e outros tantos que não aparecem cá há tempos, em 35 é muita gente!

Não querendo com isto ofender ninguém e espero que não me caia tudo em cima, na minha opinião este fórum só funciona por causa de 3 bons membros! Acho que são os 3 que contribuem para o forum com qualidade e fazem isto andar para a frente.

As pessoas tem o hábito de dizer: "é isto assim e assim mas não vou divulgar nomes!". Eu cá vou divulgar os nomes desses 3 membros. Já que disse o resto, continuo. São eles o Paulo, o João e o João, que apesar de ser membro recente mostra interesse e vai contribuindo. Esperemos que continue!

Depois para além dos 3, anda cá o visitante - EU! Lá vou participando, aprendendo alguma coisa e ajudando da forma que posso, na esperança de um dia ter uma Solex (já faltou mais, acho eu! Very Happy ) e de ficar totalmente integrado no grupo (neste momento sou algo à parte Laughing ).

Cumps.

Ps: Se decidirem a criação do tal clube, terão todo o meu apoio. Não é por ter dito isto que estou contra.
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 6:08 am

paulo Mota escreveu:
Também falei com outro entusiasta e o entendimento dessa necessidade foi o mesmo.
Vou saber com se faz, junto de clubes Franceses, para termos ideia a nível de estatutos etc.
Sei que em França têm nascido alguns e outros acabado. Resta saber se por cá resultará sendo o País até pequeno ....e este forum estar a ajudar a juntar pessoas nesse sentido.

PM


Penso que a coisa será relativamente simples, mas vou ver se me informo.

O meu "medo" dos clubes é que na maioria deles o pessoal acaba-se por se chatear todo uns com os outros.. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 7:27 am

Essa do chatearem-se uns com os outros é bem certa em França por ex.

Por detrás dos Clubes normalmente há lojas ou gente com interesses em vendas, não propriamente patrocinadores. E haverá sempre gente descontente com eles. Quando se pede contribuições em $$$ (a todos) então a coisa passa a correr muito pior.

A resposta que dei a quem falei no Encontro, foi exatamente a de que há muita gente a aparecer e resolver problemas mas quando já está resolvido, desaparecem. Muitos nem se chegam a identificar convenientemente. Vai de encontro ao que o Pedro diz.

Se o forum são 3 ou 4 , o que fazer com os outros desaparecidos....Um Clube? scratch
Outra coisa que um Clube de Solex tem que ter, é uma oficina, e lá vamos bater na questão de quem está na disposição de manter isto.
Geralmente quem vende, tb dá assistencia e tem as ferramentas. Aí os colegas do Norte estão realmente melhor, ainda que o problema legal "ainda"neste momento não esteja resolvido.
A propósito, o problema legal das Solex sem matrícula tem tido desenvolvimentos (ainda que estranhos a meu ver...)mas se as Solex deixarem de ter matrículas, o Clube nascerá obviamente no Norte.

Os desenvolvimentos quanto a este assunto parecem ser no sentido de nenhuma Solex ter obrigatoriedade de matrícula, independentemente do modelo.
Sinceramente dou a mão á palmatória, mas acho estranho que em toda a Europa , já sejam obrigatórias matriculas (mesmo em França de onde elas são originárias, não é ainda mas vai passar a ser em 2010) e em portugal onde sempre foi obrigatório, deixe de ser.
Ainda há o caso, de por ex a Velovap e outras com o motor na frente. Essas ficam "onde"....Nem sei qual é o critério...E passam de Ciclomotores a quê?
Estavam classificadas e vão deixar de estar?

A ideia que eu deixo é esta. Na Europa passou a ser ou será obrigatório, e em Portugal vai deixar de ser????...EU acho estranho. Vamos esperar pela próxima revisão do Código da Estrada.

Clube Solex de Portugal tb é exagerado, já que embora pequeno, Portugal terá vários Clubes. Mais ou menos cada Zona terá o seu.
Independente das "guerrinhas" que há entre Zonas, não é esperado que um entusiasta do Minho se venha a inscrever num Clube do Centro ou/e o contrário.
Norte, Centro e Sul já seria rasoável mas espera-se maior diversificação. Porque não Vilas ou Cidades.

Á semelhança de França poderá haver Clubes de menos de 10 entusiastas. Sei de um Clube Françês com 6 pessoas... drunken

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 32
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 8:04 am

O Paulo tem toda a razão! Não podia estar mais de acordo. Os do Norte não se vão inscrever no clube de Lisboa.

Pelo que o Paulo disse também me veio outra coisa à cabeça. Ao ser criado um clube de Solex cuja maior parte não tem matricula, não estariamos a incentivar as pessoas a não cuprir a lei? Então elas tem que ter matricula, mas não tem e mesmo assim são aceites. Considero isto um incentivo...

Agora passemos ao exemplo do Portal dos Clássicos (foi lá que "nascemos"). O que que era o Portal se no fórum participassem meia dúzia de pessoas, outra meia dúzia aparecia lá até resolver os problemas que tinha e depois ia-se aparecendo em 2 ou 3 encontros por ano??? Simplesmente não acontecia, já o Portal tinha "ido à vida"! Para que as coisas funcionem tudo faz parte. É preciso o pessoal dispor-se a aparecer, é preciso participarem no forum, nos eventos, etc...

Ter o Clube de Solex e estarem inscritos nele só para dizerem que são sócios, aparecerem num evento por ano e pouco mais do que isso fazem...Isso não é nada.

Eu sinceramente estou um bocado desiludido. Então depois da Moita de se usar bandeiras nas Solex para divulgar o fórum e depois deste encontro que é dos maiores que se faz, não era de esperar que o forum tivesse no minimo umas 50 pessoas? Ou pelo menos mais do que 4 pessoas a participar regularmente? Não considero o fórum um fracasso, mas também podia ter mais sucesso do que tem, coisa que não depende de nós.

Em todo o caso somos poucos, mas bons! Very Happy

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 8:11 am

Falei no se zangarem, porque cá em casa já acompanhamos o arranque de dois clubes (por nos termos feito sócios desde o inicio) e, mais tarde ou mais cedo, a coisa tremeu. Um deles entretanto já foi extinto e o outro deu origem a mais um. Infelizmente em Portugal os clubes funcionam assim, zangam-se as comadres forma-se mais um clube igual... lol!

As lojas por trás do clube tanto podem ajudar, porque ao ser do interesse da loja ter o clube a funcionar, sempre vão existindo actividades. Por outro, os interesses comerciais podem vir ao de cima gerando alguma polémica. Com a ideia da oficina concordo, mas só quando existirem tantas Solex´s como Mini´s.. as sedes obrigam a ter dinheiro, obrigam a cotas, orçamentos..

Eu também concordo com o Pedro sobre o número de pessoas que conseguimos contactar. Neste momento conseguimos chegar a 35 pessoas. Temos tentado divulgar o fórum junto das Solex para tentar faze crescer a comunidade, mas ainda é bem recente. Um fórum do qual faço parte desde o ínicio teve, durante bastante tempo, cerca de 5-6 membros, neste momento vai em 4000.

Penso que o importante é ter um grupo sólido que alinhe nos passeios, que participe no fórum, seja um clube ou não. E parece-me que nas Solex, pelo menos em Lisboa, isso (ainda..) não acontece. Já no Norte a movimentação parece ser claramente superior, mas em tudo o que tenha gasolina o Norte tem sempre mais sucesso.
cheers

Relativamente à Solex e a questão das matriculas, mas logo trarei novidades.

Por outro lado, ao existir um clube Solex as pessoas com as Solex sabem onde se dirigir. Se calhar até se fazem de sócios por piada e assim vai-se arranjando mais um ou outro contacto. Sempre se centra a informação.

Neste momento, quem centra a informação relativa às Solex acaba por ser o Vilafranca. Toda a gente sabe que Solex são com ele, tem peças, oficina e ainda dá umas dicas sobre as máquinas.

É um pau de dois bicos..
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 8:14 am

Pedro escreveu:
O Paulo tem toda a razão! Não podia estar mais de acordo. Os do Norte não se vão inscrever no clube de Lisboa.

Pelo que o Paulo disse também me veio outra coisa à cabeça. Ao ser criado um clube de Solex cuja maior parte não tem matricula, não estariamos a incentivar as pessoas a não cuprir a lei? Então elas tem que ter matricula, mas não tem e mesmo assim são aceites. Considero isto um incentivo...

Agora passemos ao exemplo do Portal dos Clássicos (foi lá que "nascemos"). O que que era o Portal se no fórum participassem meia dúzia de pessoas, outra meia dúzia aparecia lá até resolver os problemas que tinha e depois ia-se aparecendo em 2 ou 3 encontros por ano??? Simplesmente não acontecia, já o Portal tinha "ido à vida"! Para que as coisas funcionem tudo faz parte. É preciso o pessoal dispor-se a aparecer, é preciso participarem no forum, nos eventos, etc...


Relativamente às matriculas, digamos que estamos num daqueles casos dignos do "nós por cá". Mais logo crio um ópico para esclarecer tudo.


O portal dos Clássico é um bom exemplo. Não são um clube, ninguém paga cotas, ninguém é obrigado a nada. Mas os membros organizam encontros, passeios, almoços, pedem ajuda, ajudam.. e sem qualquer formalidade a que um clube obriga.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 32
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeQui Set 24, 2009 8:49 am

Essa do nós por cá foi mesmo bem dada! É as leis do povo, é para o lado que lhes dá e como lhes apetece fazer. Qual IMTT, qual DGV e tudo o que eles (governo) dizem. É como nós queremos!

Não acho que um clube precise de uma loja por trás. Cria-se uma linha de merchandising e manda-se fazer o material consoante o que o pessoal quer. Ficam as coisas ao preço de custo para os sócios e quem quer compra, quem não quer não pia. De resto já se sabe que se querem passeios tem que se pagar cotas, inscrições. De onde vem o maravilhoso saquinho que dão no fim dos encontros? Vem desse mesmo dinheiro. Sem guito não há luxos.

Uma coisa é certa, com a criação de um clube vem a criação de um site, mover o fórum para um servidor, organizar eventos, e por ai a fora! Para isso tudo é preciso dinheiro e acima de tudo vontade e disposição para tratar de tudo (isto acho que já temos).

Em relação as sedes concordo, é preciso muita coisa para funcionar e mesmo que agora houvesse condições de criar uma sede, oficina e tudo à maneira de que que nos valia? Por agora somos poucos, por isso não justifica.

Outro grande problema é que normalmente "são mais as vozes do que as nozes".

Outra coisa João, é certo que o fórum é recente e temos que esperar para ver resultados (até já te tinha dito isso uma vez). O problema não é termos os 35 membros. O problema, ou melhor, os problemas é que desses 35 participam 3 ou 4 e o outro problema é que acho que todos contavamos que se inscrevesse bastante gente depois dos eventos que tem surgido desde que se criou o fórum, o que não aconteceu. O que eu pensava era que depois da Moita e com a quantidade de pessoas que por lá passou, teriamos mais uns 10 novos membros. Se calhar elevei demasiado a fasquia.

A brincar o nosso grupinho já vai fazer 1 ano em Novembro. Como o tempo passa.

Mais um pequeno detalhe, eu acho que já temos um grupo bastante sólido! É pena ser pequeno, mas paciência.

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Vareta




Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 75
Localização : Braga

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeSeg Set 28, 2009 3:55 am

Óptimas, objectivas e pragmáticas reflexões.

Os portugueses são avessos ao associativismo. Faço parte de forum's e tenho experiência. Como estou ligado aos aviões e à aviação simulada já assisti a muitas situações aqui relatadas.

Quanto à Solex o problema também passa pelas caracteristicas dela própria, que não permite grandes deslocações. Assim será dificil que uma pessoa do Norte se desloque a Lisboa para um encontro ou mesmo a Estarreja. Como tal assiste-se a um aparecimento de vários grupos de solexistas que só têm em comum a Solex. Falta ao resto. Os clubes giram muito à volta de encontros. E também dão muito trabalho e despesa. Assim, as pessoas são esquivas ao trabalho e à responsabilidade. querem divertir-se sem grande comprometimento. A alternativa seria um clube meramente virtual cheio de informação e com um fórum activo.

Por outro lado as amizades criadas à volta destes hobby não podem ficar-se pelos meetings apenas com solexistas. Os laços deverão ser mais fortes, por exemplo, agregar as famílias. Se a família se agregar a probabilidade de criar algo mais consolidado e duradouro aumenta.

Sabe-se que existem em Portugal vários grupos de entusiastas. Mas quase todos se encontram - na prática - de costas voltadas. Alguns grupos são organizações de bairro, como por exemplo o que se verifica aqui em Braga. De facto para os lados de Ruães os solexistas giram à volta de um café de aldeia. Aí se combinam os passeios e é um passa palavra. A organização é minima e tudo gira à volta de uma almoçarada de homens.

Também relativamente à volatilidade das pessoas que passam pelos fóruns se verifica o mesmo. Os fóruns usam-se e depois deita-se fora. Fidelizar pessoas é dificil e por vezes heroico.

Não sei qual a solução. Mas qualquer uma passa pelo reconhecimento de pequenos núcleos com a sua identidade própria. Congregá-los num clube passará sempre pela oferta de serviços (informação, oficina, anúncio de eventos, etc). Neste particular penso que este Forum está no caminho certo e até com um título nacional, abrangente e apelativo.

O problema da legalização é porventura o mais importante. As pessoas têm mêdo e não saem. Solução não há. Um clube com muitos sócios e peso especifico poderia atacar o problema junto das entidades oficiais, com propostas que vissassem acabar com alguma clandestinidade e permitissem agilizar o registo. Mesmo assim tenho dúvidas da exequibiliade disto.

Até lá continuaremos a sobreviver da dedicação de alguns que com todo o mérito vão lançando as sementes do associativismo.

Mas sem stress e desânimo. O trabalho que os "Os Amigos da Solex" estão a desenvolver é muito importante. Felicito-vos.

Quanto à organização interna do Fórum ela está bem. O Pedro sugeriu-me que colocasse os posts da minha Solex sempre no mesmo sítio para evitar dispersão de informação. Assim farei. Mas julgo que assim deixarei de criar novos posts. Acrescentarei informação sempre no mesmo sítio, dentro do post que inicialmente criei. É mesmo assim?

Cumprimentos
Joao Vareta
(Solex3800/1966, Dnepr MT16/1989, RT 125 II/1955)
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeSeg Set 28, 2009 4:05 am

Joao Vareta escreveu:


Quanto à organização interna do Fórum ela está bem. O Pedro sugeriu-me que colocasse os posts da minha Solex sempre no mesmo sítio para evitar dispersão de informação. Assim farei. Mas julgo que assim deixarei de criar novos posts. Acrescentarei informação sempre no mesmo sítio, dentro do post que inicialmente criei. É mesmo assim?

Cumprimentos
Joao Vareta
(Solex3800/1966, Dnepr MT16/1989, RT 125 II/1955)

A ideia passa realmente por centrar toda a informação de cada Solex num único tópico. Assim torna-se mais fácil localizar.

Relativamente ao resto do post, mais logo comento quando chegar a casa. afro
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 32
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeSeg Set 28, 2009 6:16 am

É isso João, se concentrar toda a informação relativa à sua Solex num post, acaba por se tornar mais fácil para nós e até para si.

A nós basta-nos abrir um tópico e encontramos logo tudo o que se relaciona com a sua Solex.

Eu já reparei que o João abre os diversos tópicos e já percebi que o faz por uma questão de organização, porque assim em cada tópico aborda um assunto, mas pode fazer da seguinte forma:

Abre um tópico com um titulo do tipo "Solex 3800 de tal ano". Normalmente abro sempre assim os tópicos, marca, modelo e o ano. De seguida apresenta-nos a sua máquina, coloca fotos, tudo o que quiser!

Agora vou usar o exemplo o seu tópico "Substituição da bomba de gasolina". Em vez de abrir um novo tópico para nos mostrar o seu trabalho, usava o primeiro tópico que abriu e colocava uma nova resposta. Depois sim na nova resposta trocava o assunto para o tal da substituição da bomba de gasolina.

Acaba por ser a mesma coisa, mas sempre no mesmo tópico!

De qualquer dos modos não se preocupe com isso porque acho que o outro João consegue juntar as mensagens, não consegues?

Voltando ao Clube!

Toda a gente sabe que os do Norte, assim como os do Sul, não vem para o centro para um encontro! A gasolina anda cara, por isso não dá para muitas voltas. Apesar disso o que os clubes fazem é organizar apenas um encontro por ano a nível nacional e os restantes são só os tais "encontros no café". Um encontro a nível nacional até dava para o pessoal se juntar e arranjar a melhor forma de se deslocar até ao encontro e escolhia-se uma zona de forma a que todos andassem aproximadamente a mesma distancia.

Acho que o problema não passa por aí, mas sim pela falta de pessoas a registarem-se e a participarem no forúm. Nos dias que correm penso que um Clube passa obrigatoriamente por um site e um forúm onde as pessoas podem falar. Para mim isto é crucial! Só depois disto acontecer e de começar a haver algum interesse por parte das pessoas é que se pode passar à fase da oficina, loja, o que for!

Neste momento julgo que um clube não seria viável, até porque vejo poucas pessoas dispostas a cumprir as obrigações de sócio! Não é que seja uma coisa negativa, porque tal como o Paulo já disse há clubes de 10 pessoas ou menos. Acabam por funcionar melhor e haver mais proximidade, mas tal como tudo tem um contra. Um clube pequeno acaba por não ter tantos apoios nem as mesmas condições de um grande.

O que precisamos agora é de mais gente disposta a dar o próximo passo. De resto penso que temos tudo! Temos tudo o que é necessário à criação de um site, fotos, informações, história.... Falta-nos apenas os sócios, porque os sites pagam-se!

A parte da sede e da oficina não percebi. Estão a falar em arranjar um espaço é isso?

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeSeg Set 28, 2009 3:39 pm


Quanto à Solex o problema também passa pelas caracteristicas dela própria, que não permite grandes deslocações. Assim será dificil que uma pessoa do Norte se desloque a Lisboa para um encontro ou mesmo a Estarreja. Como tal assiste-se a um aparecimento de vários grupos de solexistas que só têm em comum a Solex. Falta ao resto. Os clubes giram muito à volta de encontros. E também dão muito trabalho e despesa. Assim, as pessoas são esquivas ao trabalho e à responsabilidade. querem divertir-se sem grande comprometimento. A alternativa seria um clube meramente virtual cheio de informação e com um fórum activo.


Não deixo de concordar. As solex têm algumas especificidades que limitam as deslocações. Ainda o fim de semana passado tentei ir de Lisboa à Costa da Caparica de Solex e tive que optar pelo carro, dai terem surgido diversos pólos espalhados pelo pais. A minha visao da "coisa" é que não é preciso um Clube para as pessoas divertirem-se, as coisas podem-se organizar sem qualquer obrigação. Quando se pagam cotas por alguma razão, querem-se actividades realizadas, querem-se eventos e, (in)felizmente andamos cá todos por carolice, pelo que a disponibilidade é sempre limitada.

Também relativamente à volatilidade das pessoas que passam pelos fóruns se verifica o mesmo. Os fóruns usam-se e depois deita-se fora. Fidelizar pessoas é dificil e por vezes heroico.

Os fóruns são as as pessoas que os fazem. É preciso que as pessoas participem, que vão lendo e participando. Participo há vários anos em diversos fóruns, tendo já criado amizades, mas os arranques são sempre complicados. Nem sempre aparecem pessoas, nem sempre participam, é um trabalho que leva o seu tempo até ter algum feedback, ainda para mais quando à partida já se sabe que o número de fãs é pequeno ou pouco participativo.

Não sei qual a solução. Mas qualquer uma passa pelo reconhecimento de pequenos núcleos com a sua identidade própria. Congregá-los num clube passará sempre pela oferta de serviços (informação, oficina, anúncio de eventos, etc). Neste particular penso que este Forum está no caminho certo e até com um título nacional, abrangente e apelativo.

Até lá continuaremos a sobreviver da dedicação de alguns que com todo o mérito vão lançando as sementes do associativismo.

Mas sem stress e desânimo. O trabalho que os "Os Amigos da Solex" estão a desenvolver é muito importante. Felicito-vos.


O fórum pretende ser o mais neutro possível. Há uns tempos atrás, comecei a abrir tópicos em tudo o que fosse fóruns dedicados aos clássicos. Foi aparecendo vária gente até que surgiu a ideia de tentar centrar toda a informação num único sítio. E assim nasceu o fórum, um espaço de tudo e para todos. A ideia passa, também, por criar várias divisões dentro dos eventos conforme os núcleos regionais que se forem identificando.

Temos tentado divulgar o fórum para aumentar o número de participantes, mas parece que "congelámos" na barreira dos 35/37. Mas seja com participação ou sem participação, são pelo menos 37 Solexistas à distância de meia dúzia de cliques.

Mas vamos continuar a existir e à espera que o espaço vá crescendo, com a certeza que, caso nasça um Clube, poderão contar com o apoio do fórum. Somos uma comunidade demasiado pequena para grandes divisões.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 32
Localização : Lisboa

CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitimeTer Set 29, 2009 5:13 am

Também acredito que com a criação do Clube, o numero de pessoas presentes nos eventos aumentasse e também acredito que houvesse mais preocupação e participação por parte das pessoas. Isto é muito simples, apartir do momento em que se paga, o pessoal está em todas!

Ter os eventos espalhados pelas várias zonas do país é o ideal. Eu conheço um clube (btt) em que tem um mapa de Portugal e depois tem o número de membros em cada distrito. Depois anda cada um na sua vidinha e uma vez por ano lá há o encontro a nível nacional. Mas lá está, tal como tudo tem um grande contra... Em cada zona é preciso ter alguém disposto a organizar pequenos encontros e a puxar as pessoas!

Já agora o que que envolve a criação de um clube? É preciso registar o clube? Como funciona?

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





CLube Solex de Portugal? Empty
MensagemAssunto: Re: CLube Solex de Portugal?   CLube Solex de Portugal? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
CLube Solex de Portugal?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novo site Solex - SOLEX VIANA
» Forum d' OS AMIGOS DA SOLEX no Solex Millenium
» Qual a percentagem de oleo se deve-se usar na gasolina
» Solex no dia-a-dia
» Versão 2.0 da e-Solex

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Discussão geral-
Ir para: