Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Apresentação

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeTer Jan 01, 2013 1:26 pm

Boas!

Um vizinho meu quando soube que gostava muito de solex's (apesar de eu ainda nunca ter podido adquirir uma), 'lembrou-se' que tinha uma parada em casa de familiares e disse que a trazia para ver se a conseguíamos colocar a trabalhar...

Penso que seja uma S3300, porque penso que tem o motor da 2200, mas o quadro já parecido ao da 3800! É engraçado é que no sitio do nº do motor não tem nº nenhum, será possível?

Um Abraço!

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQua Jan 02, 2013 3:39 am

Boas, em Solex tudo é possível.
Deixo uma nota sobre nºs de motor publicado num site Solex de renome.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: suite à échange standard moteur dans une concession, ce numéro peut être positionné à un endroit exotique ne correspondant pas à la description générique, voir manquant.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para quem não lê francês, quer dizer que se o carter foi substituido num concessionário pode ter o nº noutro local "exotico" ou mesmo não ter.

Acrescento que pode ter sido substituido num concessionário ou não pois ainda hoje se podem comprar carteres sem nº, e seria normal em peças de substituição á época, uma vez que as Solex não eram matriculadas até há bem pouco tempo.

Pode ter sido roubada e o nº ter sido raspado...e isso é outra conversa.


...e boas voltas de Solex
PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQua Jan 02, 2013 4:00 am

Bom dia,

Raspado não me parece, uma vez que se iria notar e não é o caso, uma vez que o sitio do nº está lisinho e sem risco algum! Aposto mais nas opções que disse anteriormente... mas assim que conseguir colocar fotos mostro-lhe, até mesmo para saber qual o modelo correcto...
Por agora vou tentar ver se a consigo colocar a trabalhar, uma vez que já reparei que está 'agarrada'... esse vai ser o 1º passo (soltar o pistão e segmentos).

Obrigado

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQua Jan 02, 2013 8:19 am

Não forçe o motor. Deve deitar óleo pelo orifício da vela e deixe ficar dum dia para o outro.
Depois comece a desmontar a cullaça e tente retirar o cilindro "a bem". Deve retirar o depósito para dar acesso á tampa do carter e ver o que se passa aí, pois pode ser que o rolamento do carter esteja gripado e ferrugento.
Se fôr só o cilindro é fácil depois de limpar tudo e descolar e limpar os segmentos sem os partir .
Se fôr o rolamento só desmontando o motor todo. Esta é a tarefa mais dificil numa solex e recomendo "investigar" aqui antes de mexer.
http://www.bernique.fr/VSX-Rated/?page_id=755

PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSex Jan 11, 2013 3:23 pm

Boa noite,

Já tirei o pistão... estava agarrado ao cilindro, mas deixei de molho de um dia para o outro e depois com uma pequena pancada com uma taco de madeira saiu. Os segmentos é que estavam também agarrados e bem agarrados... ficou de molho um dias até começar a deslizar dentro da caixa dos mesmos, mas só consegui aproveitar um inteiro... Já mandei vir um conjunto de segmentos novos para montar.
Também já desmontei a parte eléctrica... agora diga-me um coisa: ao desmontar o volante, etc, o ponto de ignição já vai ficar descontrolado certo?
O escatel que o veio leva é mesmo um escatel como é habitual ou são dois pedaços de arame como o meu tinha quando desmontei? Acho esquisito, por isso perguntar....

Obrigado desde já pelas explicações... entretanto estou à espera dos segmentos, dos rolamentos 6203 e 6202, juntas para depois fechar o motor, platinados pelo sim pelo não, uma vela e a membrana da bomba de combustivel ( esta também já esteve de molho em acetona mas teima em não descolar as esferas e o filtro que também estava dentro tava bastante sujo)

Abraço!

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 2:58 am

Já estou a ver que está tudo a correr bem e ainda bem.
O ponto do motor ficará alterado quando da desmontagem mas não se preocupe porque depois de montado é muito fácil e posso explicar. Demora 10 minutos.
Quanto ao escatel, peço-lhe que me explique a que se refere pois não estou a ver.
Quando montar atenção á cruz da embraiagem que é para fora, e cuidado não desmonte as sedes das esferas da bomba. Se enfiar uma chave por ali a dentro vai estragar tudo. Verifique só se tem as esferas sem as perder. Uma sai, a outra ouve-se mexer. A anilha do parafuso de cima(da bomba) é importante para dar espaço á esfera e não pode faltar.
Bom restauro e estarei por aqui para ajudar.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 4:14 am

Bom dia

Desde já obrigado pelas respostas... Na bomba de combustível não tirei o parafuso de cima, já para que as esferas não saltem fora... só tirei o parafuso da frente, onde saiu a tampa que tem o filtro dentro (penso que o motor 3800 já não tem este filtro). Depois pus de molho em acetona, tal como tinha lido algures aqui no forum. Agora oiço lá mexer a ou as esferas, mas quando evapora a acetona toda parece que voltam a colar, devo ter que deixar estar mais tempo de molho a ver se tira melhor a sujidade interior!
Em relação ao ponto do motor, já fico mais descansado.
Em relação ao escatel, normalmente todos os escateis que monto e desmonto tem sempre aquela lingueta que entra na ranhura do veio e da outra peça a segurar. Agora quando estava para desmontar o volante reparei que as ranhuras do veio e do volante não estavam coincidentes, uma coisa que estranhei logo e depois quando saquei o volante reparei que no sitio da tal suposta lingueta estavam dois pedaços de arame com 1,5 cm de comprimento. É por iso que estava a perguntar se seria normal ter os dois arames ao invés da lingueta... espero ter me explicado bem Smile

Agora estou é a tentar tirar o 'sarro' das peças do motor, principalmente na zona onde tem o rolo. está de tal maneira sujo que não sai à pressão de água... acho que também tenho de deixar de molho em algo e depois tentar lavar à pressão mas desta vez com água quente!

Em relação ao carburador, confesso que é das poucas coisas que não me atrevo a abrir, devido ao seu minúsculo tamanho... vou só lavar por fora e ficar na esperança que esteja desentupido e afinado Smile

Abraço!

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Jan 14, 2013 10:02 am

Entendo que o veio e o volante (Rotor) estavam encaixados fora do sítio e com dois pedaços de arame pelo meio...
Nunca vi tal coisa., e pergunto se dará para encaixar no sítio certo, senão vai haver problema na afinação do ponto pois as peças vão passar-se uma da outra, se não era isso que já estava a acontecer...

O carburador é muito simples.Pode tirar o gigleur e desentupir e pode ser que tenha um filtro de plástico onde entra o tubo que vem do depósito.
Este filtro não é nada fácil de tirar pois faz de junta desse tubo e já estará esmagado do aperto e regra geral estraga-se. É ver se tem. Pode ser que só tenha 1 e que seja o filtro do depósito(é igual ao do carburador)
De resto não tem mais nada a ver a não ser o filtro de ar.
Não há nada a afinar. No mod.3300 o carburador costuma ser igual ao 2200 e nem ralenti tem. Se fôr igual ao da 3800 tb não tem.
É tudo ou nada, e nada, fica a trabalhar ao ralenti, parada.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Jan 28, 2013 6:20 am

Olá!

Pelo que pesquisei, o rotor de origem tem um entalhe (escatel) que depois vai entrar na ranhura do veio. Lá está, o entalhe no rotor no meu caso, está completamente desfeito, dai ter os tais 2 pedaços de arame para o tentar manter no lugar. O que vou tentar fazer no rotor é um canal igual ao do veio e depois arranjar um escatel que encaixe nos dois rasgos como é habitualmente noutros casos.
Este fim-de-semana também desmontei os rolamentos que estão dentro do rolo para ver como estavam e já que estava a pôr os outros dois (6203 e 6202) novos, era também com a intenção de pôr estes, mas já vi que não vão ser fáceis de arranjar devido às medidas que apresentam... terei que os montar outra vez, se bem que o 17x30x8 já está um bocado preso, ou então talvez monte o 17x30x7 (este existe ainda com facilidade), qual a sua opinão?

Já só me falta resolver estes 2 problemas para começar a montar o motor, de resto já tenho tudo, segmentos, rolamento da cambota e do volante magnético , as juntas todas e os platinados.

Em relação ao carburador diz-me que: 'Não há nada a afinar. No mod.3300 o carburador costuma ser igual ao 2200 e nem ralenti tem. Se fôr igual ao da 3800 tb não tem.
É tudo ou nada, e nada, fica a trabalhar ao ralenti, parada
.'
Quer isto dizer que a solex só anda quando libertamos a manete do lado direito que também trava, ou temos de a apertar para que ela arranque? Ela depois ao relanti é preciso subir o rolo ou como tem a embraiagem ela pode estar ao relanti sem se mexer?

Obrigado!

Abraço

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeTer Jan 29, 2013 3:43 am

Estou a ver que esse motor já foi muito mexido.O rolo não tem rolamentos. Tem sim chumasseiras de bronze. Nunca vi tal coisa( rolamentos no rolo)
Terá que resolver esse problema da melhor maneira que achar.
Ainda assim se puder postar umas fotos agradeço para ficar a conhecer...
Quanto ao ralenti, uma vez que tem embraiagem fica a funcionar parada quando se aperta a manete direita e se trava com a esquerda( uma vez que ela puxa sempre...ou deveria puxar...))
Quando se larga tudo ela acelera e anda.
Como eventualmente essa manete está ligada ao travão da frente, a solução "old stile" seria desligar esse travão e usar simplsmente o travão traseiro.
Esta solução é utilizada por todos os que têm esse modelo e tb 3800 das 1ªs.
O facto de estar ligado o acelerador e o travão faz com que se se desacelerar tb se trava p parar o que nem sempre é a opção.Por vezes queremos andar devagar e não queremos parar ou estar sempre a gastar travão.
Mais tarde nos modelos 3800 surgiu o acelerador de punho de rodar o que veio resolver esse problema.


Boa continuação de restauro
PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeTer Jan 29, 2013 10:22 am

Boa tarde,

Não é no rolo em si que tem os tais rolamentos, mas como o rolo fica agarrado à cloche da embraiagem, é na cloche que estão os 2 rolamentos com as medidas que disse no post anterior... Talvez me esteja a explicar mal, mas já vi esses rolamentos à venda no lesolex para esse sitio, por isso além do 6202 e do 6203 ainda leva estes 2 no veio, por isso é que até a medida interior destes 2 rolamentos também é de 17 mm (o diâmetro do veio)...
Agora quanto ao bronze, ao desmontar não vi nenhum, será que os motores 2200/3300 também tinham? Qual será às medidas para comprar ou mandar fazer?

Quanto ao carburador penso que já entendi a sua explicação... obrigado!

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQui Jan 31, 2013 9:44 am

Já desmontei vários motores Solex de vários modelos e nunca vi rolamentos na cloche da embraiagem nem nunca vi á venda tal coisa.
Sugiro que vá aqui no forum a "Motor" "Oficina visual" e veja se consegue orientar-se com a minha montagem do 3800 que é praticamente igual ao 2200.
Assim sem ver o que me parece é que substituiram os bronzes por rolamentos e isso sim é uma novidade que gostaria de ver.Ponha umas fotos se puder pois nunca vi isso em lado nenhum...

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQui Jan 31, 2013 9:51 am

Ver em http://documatheque.galet.free.fr/displayimage.php?album=145&pid=648#top_display_media

Não há + rolamentos.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQui Jan 31, 2013 10:26 am

Boa tarde,

Os rolamentos que falo são estes:

http://www.solex-motobecane.com/4-packs-solex-motobecane/packs-solex-motobecane/roulements-de-galet-pour-solex-2200-0-17.htm

Mesmo assim vou tentar tirar fotos e colocar aqui!

Já tinha visto toda a sua montagem e realmente lá não aparece e também a página que me enviou também já a tenho até imprimida para me ir guiando e lá também não aparece nada, mas a verdade é que eles estão à venda para aquele sitio, agora se foi uma modificação que fizeram, aí já não digo nada Smile

Abraço

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
mariojoaofreire




Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/01/2013

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 3:05 am

Bom dia Srº Paulo,

Venho mais uma vez socorrer-me do seu precioso conhecimento... Ontem acabei de montar o motor e tentei afinar o ponto de ignição mais ao menos como tem aqui explicado no fórum e após uns metros de a empurrar ela começou a dar sinal de querer trabalhar... ainda trabalhou mas pouco tempo. Depois não quis mais comecei a perceber que deixou de chegar gasolina ao carburador. Desmontei os tubos metálicos e estavam desentupidos e desmontei novamente a bomba de gasolina. Tirei o parafuso de cima para confirmar se lá tinha as esferas e até aqui tudo ok. pu-la de molho em acetona e voltei a montar tudo no sitio. Agora vou experimentar a deixar o tubo que vai da bomba ao carburador desligado a ver se sai gasolina... Diga-me uma coisa: rodando o rotor á mão a gasolina deverá começar a correr certo? Ela corre às golfadas conforme o movimento da menbrana certo? É que vou tentar hoje á noite a ver se ela hoje já pega e queria desfazer algumas dúvidas... Se a tubagem receber ar nos bicones poderá ser o suficiente para que o circuito da gasolina já não funcione bem, certo? é que poderá ser essa a causa, visto que o resto está tudo limpo, menbrana nova, o carter a fazer compressão na bomba de gasolina, etc...


Obrigado!

Cumps

Mário Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 5:15 am

Se empurrar á mão deve correr gasolina no tubo transparente que vai do carburador até ao depósito. isso é sinal que o carburador é alimentado. Veja o gigleur do carburador se está limpo.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
hugotiago

hugotiago


Mensagens : 28
Data de inscrição : 15/03/2013
Localização : Tomar

Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 8:36 am


Boa tarde Amigo Mário

eu sou inexpriente em relação ao tema,

comprei uma solex este mês e já não trabalhava à muito tempo,

levei ao mecânico ele meteu a trabalhar, só que passado um pouco falhava e custava por a trabalhar novamente,

optei por comprar uma bomba nova, resultou, para já trabalha penso que sem grandes oscilações e pega bem (com vela nova).

tudo a rolar pelo melhor e força aí
cumprimentos
hgtg
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação do Je
» Apresentaçao
» Apresentação alx
» Apresentacão do 5º!!!
» apresentaçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: