Para afinação do platinado de qualquer modelo Velosolex usa-se um processo antigo e único descrito nos manuais e livros sobre Solex.
1-Depois de identificar os dois parafusos de regulação desapertam-se muito ligeiramente de modo a poder rodar o que parece ser um parafuso(no meio dos outros dois) mas que é na verdade o excentrico afinador. É neste parafuso que vamos modificar a afinação.
2-Entre os contactos do platinado coloca-se um pedaço de mortalha de cigarro que podemos cortar de maneira a ficar comprido e dê para agarrar com os dedos.
3-Identificar as marcas no volante e no carter rodando o volante e fazendo-as coincidir.
4-Nesse momento exato em que estão coincidentes, a mortalha deverá soltar-se sem esforço quando puxamos.
5- Com todo o cuidado apertamos de novo os parafusos. Geralmente sai do ponto quando apertamos!
6- Testar novamente o ponto já com os parafusos apertados.
Quanto mais perto desse ponto, se soltar a mortalha, mais afinado estará o ponto do motor, embora haja variadas opiniões.
Este processo deverá ser concluido quando se atingir o ponto de ruptura ideal e terá que ser atingido por tentativas( as que forem necessárias ).
A explicação para ser uma mortalha e nada mais, é que a mortalha ao que parece e até inventarem outro, será o mais fino material que se poderá intercalar entre os contactos sendo a margem fechado/aberto mínina e irrelevante.
Há quem tenha testado várias opções de atrasar ou adiantar o ponto com sucesso. Podem experimentar depois de alcançarem a afinação de origem.
Espero assim ir ao encontro de muitos e sucessivos pedidos de Solexistas com este problema.
Este processo é do mais simples que há e não vale a pena complicar mais. É mesmo só esta afinação, e consegue-se uma afinação tão perfeita que a Solex pega com meia volta do volante e á mão...
Boas voltas de Solex bem afinada.
PM