Realmente essa da gasolina é um pouco estúpida mas só porque afinal não dá para arder nada.
No entanto a ideia é queimar tudo...mesmo tudo.
Já ouvi alguns Solexistas veteranos darem a dica de pôr tudo no grelhador e deixar queimar. Depois é só passar uma lixa e pintar. Fica novo.
Realmente fica. É verdade e não estraga.
Deixando essa parte mais radical, podemos pensar um pouco. Afinal temos cabeça só para isso.
Bom. A panela é só uma panela oca com um bocado de palha de aço.
Os tubos são tubos ....tem um diametro que deve ser reposto sempre que entupidos.
O tubo mais fino passa-se uma broca com o mesmo diametro e já está. Uma chave de parafusos ou um ferro tb dá, com pouco trabalho mais.
O tubo mais grosso, o ideal mesmo é destruir um daqueles cadeados de cabo de aço das bicicletas, cortar as pontas e esfarelar um pouco uma delas.
No berbequim a pouca velocidade e muito cuidado é eficiente, embora nem todas as vezes chegue ao fim do tubo. Em geral o cabo é curto, e é preciso que seja feito de pernas para o ar. O pó de carvão não deve entrar para a panela.( se não tiver furo...)ver adiante.
Agora a panela.....
O ideal seria fazer um furo de 8mm por baixo e com um arame ou gancho tentar de alguma maneira retirar a palha de aço nova ou podre, e deitar fora.Deixar ficar vazia. Depois é só aparafusar um parafuso M8 ou massa de tapar ferro. Não é preciso limpar nada mais pois não cria carvão. Só junta lixo agarrado a palha de aço.
Sem a palha de aço está sempre limpo se entretanto sair tudo pelo furo novo.
Eventualmente o furo até pode ficar aberto...
PM
PM