Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 HARC apresenta-se

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeQui Fev 18, 2010 8:05 am

Olá!

Apresento-me como recente proprietario de uma Solex S 3800 (1993/12).

Sou um autentico ignorante nesta matéria.

Ofereceram-me esta máquina usada (em bom estado, mas avariada)... como não sabia nada sobre ela, procurei informação na net, e encontrei este forum.

Conto com a vossa ajuda para aprender mais, uma vez que penso ser eu a aventurar-me na sua reparação.

1as. Dúvidas:

1- É ou não obrigatório: o uso de capacete, licença de condução, seguro, nova matricula... (enfim, documentos e enquadramento legal...)
2- Embarassed alguém me dá instruções de condução Embarassed ? (dicas como ligar/desligar o motor correctamente, claro!)
3- Instruções de manutenção (tipo faça você mesmo!)

Cumps,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeQui Fev 18, 2010 6:43 pm

Olá HARC,

Benvindo ao forum.
Quanto a uso de capacete e documentos estamos sem saber.
Hà quem tenha Solex mais antigas com documentos que sempre os tiveram, e passaram agora para a nova matrícula . Nestes casos há registo de propriedade na Conservatória e sabemos dizer e provar que é nossa.Devemos ( penso eu...) usar capacete e ter seguro e usar a nova matrícula.É o meu caso.
Outros Solexistas invocam um parecer dum Director de Serviços do IMTT cujo FAX que eu tb tenho, diz que a Solex não pode ser considerada velocípede com motor(só se tivesse motor eléctrico) e que tb não pode ser considerada ciclomotor pelo que não está sujeita a matrícula não se enquadrando em qualquer classificação de veículo prevista no actual código.
Mas não diz porquê.

Neste último caso penso que não é obrigatório capacete nem seguro embora seja conveniente. Sem documentos tb é estranho de provar que é nossa.
Ainda terá que ser averiguado um dia....

Pessoalmente acho que alguém se enganou neste parecer pois as Solex têm nº de Homologação Nacional que consta nos nossos DUs, e se o têm estão classificadas.
Aliás ainda estou para perceber como não se enquadram no artº107 do Código, já que estão de acordo com as características dos ciclomotores....
O proprio antigo fabricante Francês as classificou como ciclomotores e em França são e serão ciclomotores, agora com obrigatoriedade de matrícula.
------------------------------

Para pôr a funcionar, já aqui foi repetido que se deve colocar o botão do ar para a esquerda e depois de pegar e passado um minuto se tanto colcar mais para a direita até sentirmos o motor com mais rendimento. Meio, um pouco para a direita, é o ideal.
Mas até lá é preciso saber em que estdo está...e umas fotos já agora!


-------------------------------

Dicas de manutensão : antes de a pôr a funcionar deve deitar a gasolina velha fora, limpar o depósito e as tubagens, limpar o filtro de ar os filtros de gasolina etc.......e vamos falando......( muito mais para fazer)


Cumprimentos
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 4:27 am

Olá!

Desde já agradeço as suas boas-vindas e o seu esclarecimento.

Pois… a minha Solex tem documentos (ainda não os tenho, mas pelo menos livrete, tem… logo que o anterior proprietário os encontre…) e matricula (das antigas)… Daí as minhas dúvidas.
Sendo que as minhas dúvidas devem-se mais em relação aos “amigos de farda”… serei mesmo obrigado a regularizar os documentos (D.U.), a solicitar novas matrículas e a ter seguro?
Quais os procedimentos para regularizar e com que custos deverei contar?

O uso do capacete, (não gosto, mas) compreende-se… A minha maior duvida era mesmo em relação aos “amigos de farda”… Twisted Evil

O seguro? Pois se for mesmo obrigatório ter documentos regularizados, nova matrícula e o uso de capacete… como qualquer outro motociclo… lá terei que o fazer… Sad
Já tenho um da minha 250cc, que pouco ou nada uso… por isso, não me agrada ter que ter mais esse custo, sabendo que não será para uso diário!...

------------------------------------------

Agora já sei como a colocar a funcionar… ou acho que sei… lol! Em andamento (ou não?), baixa-se o motor com o botão do ar para a esquerda… Mas, não acelerando, o motor só deverá ficar no ralenti… ficando o andamento só um pouco mais preso devido ao peso do motor sobre a roda da frente, certo? E, para desligar? E, pode-se e/ou consegue-se subir o motor a funcionar? ( lol! Eu avisei que não sabia nada disto lol! )

------------------------------------------

Segundo o anterior proprietário, a oficina onde esta Solex esteve durante anos, não conseguiu repará-la… Eu penso que estavam a ver se ele desistia ou se ele esquecia dela lá… porque a peça que dizem estar danificada (está desmontada) e que será a bobine de ignição, tem a chapa de massa partida a meio, pode-se encontrar à venda online… Já agora, não há por aí fotos desta bobine (F.A. GY. Hungary, MARCALI, C 2000) do lado da chapa de massa? Gostava de ver o comprimento dessa chapa para saber se não haverá forma de recuperar esta peça…

Ainda não peguei nela. Primeiro gostaria de tratar dos procedimentos legais e de aprender mais sobre o seu funcionamento… só depois, e quando o tempo estiver mais quente, é que penso sujar as mãos, pois na minha garagem neste tempo “rapasse” um frio daqueles!

Logo que possa, apresentarei fotos do seu estado actual!

Cumprimentos,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 9:53 am

Para pôr a funcionar, coloca-se o motor para baixo com a alavanca, roda-se o botão do ar á esquerda, carrega-se no descompressor no guiador, e pedala-se. Atenção ao pneu bem cheio a 2 atm. Isto é importante junto com o empeno da roda da frente, que deve ser sempre controlado para não roçar por baixo do motor (dum lado e do outro...).Roda sempre bem centrada no rolete do motor com o mesmo espaço dos dois lados, senão faz mesmo buraco no motor...
Quando já está a funcionar e sem acelerar ela fica ao ralenti mas sempre a puxar.... Daí a poucos segundos (30 seg) ela começa a soluçar como se fosse a 4 tempos e com menos força.
Deve-se então rodar o botão do ar para o meio, ligeiramente á direita. Todas são diferentes e esta posição tem que "achar" como a melhor e á experiência.
Isto é se ela estiver mais ou menos de motor...porque quanto mais para a direita, mais fugas da junta do carter, tem até o botão estar todo á direita e aí só volta a estar bem desmontando o motor com uma grande revisão e sustituição de peças.
Para desligar, trava-se até parar e carrega-se no descompressor no guiador.OK?

Quantos aos documentos, se tem livrete vale a pena fazer os novos com a nova matrícula. Capacete será obrigatório mas é sempre conveniente como segurança pessoal.
Seguro tb. É bom para nós e para algum azar com os outros( só custa 20 € por ano....)
Para fazer a matrícula é entregar os documentos antigos, preencher o formulário do IMTT e custa 30 e tal €s.
Como deves fazer a mudança de proprietário na mesma altura vão ser mais uns €s. E se dantes a Câmara dava a matrícula, agora tens que mandar fazer e mais 10 €s (parece-me...)
Tudo somado ficas com uma Solex a andar em qualquer lado em segurança e legal. Os euros vêm e vão....

Quanto á bobine não estou a ver o que é, mas pela foto vou lá. Só posso dizer que há tudo á venda para quase todos os modelos Solex, bobine incluida...
www.lesolex.com e www.vsx71.com mas antes deverá ser limpo o depósito e as tubagens, carburador e filtros, a bomba de gasolina (é muito importante e tem peças pequenas que se estragam ou perdem se fôr mal aberta), testada a faísca na vela e só depois tentar pegar, ok.

...e fico á espera. Quando fôr para mexer, é aparecer por aqui novamente e pedir explicações que eu darei.

Cumprimentos
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 11:56 am

Caro, Paulo!

Isto é caso para citar um amigalhaço nosso: "PORREIRO PÁ!!!"

Sim senhor! Grande instrutor!!

Até me deu vontade, de enfrentar o frio na minha garagem, para meter já mãos-à-obra!...

Obrigadão!!!

Já vi que encontrei quem me oriente nesta aventura!

Logo que tenha os documentos na minha mão, vou proceder à regularização.

Quanto a seguro, 20€/ano?!... Pode dizer-me qual a companhia de seguros?

A bobine que eu falo é esta:

http://www.solex-motobecane.com/produits-detail.php?id=62

E, o que eu queria era ver uma foto do verso desta peça (onde sai uma chapa de contacto/massa) para ver se vale a pena pensar em reparar a minha...

Vamos falando!

Cumprimentos,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 3:37 pm

Olá.
Antes de tentar recuperar a bobine deverá testar com o multimetro os valores normais e se a patilha está ainda ligada.
Depois, se estiver boa, um pouco de epoxi (araldite)servirá para restaurar o formato da bobine, isolando-a e posicionando a patilha no lugar.
Nas imagens pode ver-se a localização da patilha, na parte traseira da bobine. Essa patilha liga ao cabo de alta tensão da vela, e não é de "massa", ok!

Na 2ª foto, o multimetro está na posição 200ohms e na 3ª foto, na posição 20Kohms, e se o Francês não fôr bom eu traduzo os valores razoáveis.

Quanto á seguradora é a Vitorino Seguros, que tem um protocolo para motos antigas atravez da Sagres Seguros.
http://www.vitorinos.pt/noticia.asp?newsID=27
Cumprimentos e espero as dúvidas... bounce
PM
HARC apresenta-se Img004
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSáb Fev 20, 2010 5:42 pm

pois cá estou eu para lhe colocar mais duvidas... bounce

ainda sobre o metodo de colocar a funcionar e de desligar... Embarassed Ao olhar mais um pouco para a minha Solex, só agora reparei que, além de ter um punho rotativo do lado direito , existe do lado esquerdo um manipulo... Qual deles é o acelerador e o descompressor? Para que serve ao certo o descompressor? De que forma se utiliza na condução?

--------------------------

conforme combinado aqui ficam umas fotos:

[img]HARC apresenta-se Dsc00734r[/img]
Aparentemente está em bom estado (acho eu!)...

[img]HARC apresenta-se Dsc00737nm[/img]

[img]HARC apresenta-se Dsc00740[/img]
Estas são as peças que já vinham desmontadas (bobine de ignição, condensador, tampa de motor, farol da frente e uma chapa/mola que não me atrevo a identificar)

[img]HARC apresenta-se Dsc00745jm[/img]
Aqui pode ver-se a patilha danificada na tal bobine... 2.ª feira efectuarei o teste do multimetro... Mas será que a patilha poderá ser reparada?...

[img]HARC apresenta-se Dsc00746st[/img]
Já agora, para que serve o orificio abaixo do interruptor do farol?

------------------------------

Obrigado pelo contacto da seguradora! Mas acho que não vou poder usufruir desses preços... a minha Solex ainda não é considerada "moto antiga"... tem menos de 20 anos...
Logo se vê!

--------------------------------

Por agora é tudo! Wink

Cumps,
HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeDom Fev 21, 2010 6:49 am

Bom dia,

afinal a Solex não é Solex, mas sim uma Cyclon S 3800 fabricada na Hungria e relativamente recente.
É semelhante á Solex, aliás os moldes das peças são os mesmos que durante muitos anos fabricaram as Solex mais antigas.
A Cyclon é semelhante á actual Black & Roll e Solex's já não se fabricam há 20 anos...e como tal os comandos tb são iguais á Black & Roll.
Do lado direito do Guiador tem o acelerador de rodar e do outro o descompressor.
O descompressor é um sistema mecânico que aciona uma válvula na cabeça do motor. Acionando o descompressor a válvula abre e o motor rola sem compressão. Serve para podermos pedalar para pôr a funcionar sem o motor oferecer resistência e para desligar. Tirando a compressão o motor pára.
O descompressor serve apenas para pôr a funcionar. Carrega-se, e pedala-se até ter velocidade adequada, e larga-se.O motor funciona.Para desligar ,carrega-se e o motor pára. Durante a condução não se utiliza.

Pelo que vejo nas fotos a Cyclon está em boas condições e é mesmo uma pena não estar a funcionar.
Na bobine basta soldar uma pequena chapa de latão ou cobre para refazer o que falta, completando o formato do recorte da bobine.
Depois é ver se está boa e montar.
A mola não identificável é uma metade do platinado...que pode ver nas fotos anteriores onde está a bobine a ser testada.
O buraco da tampa do farol é para fixar no parafuso do carter. Nas fotos, vejo o cabo da vela mal montado. Deverá passar por baixo da placa do parafuso para se poder montar convenientemente essa tampa.

Ate á próxima
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeDom Fev 21, 2010 2:12 pm

Viva!!!

Então quer dizer que não posso considerar-me dos "puros"... affraid

Para mim (um leigo) seria sempre uma Solex... já sabia que era de 1993 e que ainda não podia ser considerada "moto antiga"... não sabia que havia essa diferença, até porque vi algures no motor o nome Solex... mas Ok! não me importo de ser um "hibrido" ou uma especie de "brasileiro naturalizado a jogar pela Selecção Nacional"... bounce

Espero, mesmo assim, é poder continuar a contar consigo e com mais quem queira orientar-me ...

Muito tenho já aprendido consigo!

Obrigadão!!!

Cumps,

HARC (cyclonista afro )
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeDom Fev 21, 2010 3:17 pm

Olá,

Aqui não tratamos de Solexistas e depois os outros.... tongue
Solex, Cyclon ou Black & Roll é tudo a mesma coisa, e não existem puros. A Cyclon até será já um pouco rara, porque afinal foi fabricada por muito pouco tempo. O problema é só que é identificada como de baixa qualidade, mas até isso não interessa nada e vai-se resolvendo.A Cyclon até deve andar mais que as Solex...
Sempre que quiser estamos cá para pôr a máquina a funcionar, e só lhe peço que mantenha a Cyclon em estado original pois sempre tem outro valor do que uma imitação de outra qualquer.

Não sei porquê mas estou tentado a perguntar se não será da zona de Braga...Será?
No Stand Ciclista do Norte (Braga) vendiam-se Cyclon's....e todas as peças.

...e pode perguntar mais coisas até conseguir ter a máquina a funcionar.

PM study
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 3:44 am

Bom dia!

Ufa! Fico mais descansado... não que me importasse se houvesse diferenças... Mas, é melhor assim!

Como disse, estou muito agradecido pelo que já aprendi consigo!

Quanto a manter a Cyclon no seu estado original... é o que eu pretendo! Sempre fui adepto das coisas originais.
É claro, que para isso (neste caso) conto com a sua ajuda! Desde já agradeço a disponibilidade demonstrada!

E, sim! Sou da zona de Braga; Vila Nova de Famalicão.

cheers

Cumps,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: más noticias...   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 8:51 am

Viva!

Acabei de testar a bobine de ignição... Com o multimetro na posição 200ohms, resultado =1,5 (até aqui tudo bem!)... Com o multimetro na posição 20Kohms, resultado = NADA!!!... Sad

Não haverá mesmo forma de eu conseguir repara-la? Terá que ser mesmo uma nova???
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 3:15 pm

Se na posição 20K, e entre a massa e a patilha não dá nada , está irremediavelmente avariada. Não dá para arranjar.
Terá mesmo que comprar uma nova ou em 2ª mão num daqueles sites que já lhe dei. Pode ser de outra marca e/ou formato que equipam outras 3800 Solex.São compativeis.
Pode ver se arranja em Braga no Stand Ciclista do Norte, na rua ao lado dos Bombeiros. Pode ser que tenham alguma coisa barata em fim de stock.

Sugiro que compre tb uns platinados. Se fôr só isso que baste para a pôr a funcionar não é nada de especial dado que até foi oferecida.... Rolling Eyes
Se a bobine está assim, o condensador poderá tb não estar mt saudável.
Aconselho a montar assim e testar depois. Neste caso (do condensador) não é "testável" mas só "subsistuivel" á experiência, e como a sua máquina já foi mexida e remexida não consigo á distância ter noção do que estava e do que está agora...

Eu depois explico como afinar os platinados, ok.

Fico á espera de notícias...

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 3:45 pm

http://www.lesolex.com/catalogue_detail.php?piece_id=3198

Cartaz Cyclon S 3800 que por acaso ...tenho.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 3:58 pm

Bem vindo ao Forum HARC,

Já vi que está bem aconselhado, o Paulo é o Guro das Solex!

Abraço e divirta-se por cá!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 5:56 am

Olá ,
Os platinados e o condensador parecem-me "muito" bem, mas tenha muita atenção á desmontagem. Digo isto porque já vi muitas Soles's dentro de caixotes sem que os donos as saibam de novo montar.
Teria aconselhado 1º arranjar o motor ( ...a funcionar) e depois o resto....Mas agora já está.
Tire muitas fotos e etiquete as peças para de futuro saber onde são.
Presumo que vá pintar ou dar a pintar. Faça uma coisa de cada vez. Agora que desmontou o quadro, espere que esteja pintado e monte. Depois pense no motor e para já seria bom 1º pôr a funcionar com a bobina nova e platinados afinados. Depois se verá se é preciso mais alguma coisa....
Não tire autocolantes nem chapas de identificação.

Fico á espera de novidades...
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 6:50 am

Boa tarde!

Devo confessar-lhe que a minha ideia inicial era mesmo 1º arranjar o motor... mas como também não sei onde e quando vou comprar a tal bobine (pelo melhor preço) acabei por me entusiasmar ao desmontar a bicha para retirar "algumas" peças mais danificadas para reparação... Embarassed pelo menos as hastes de suporte do guarda lamas da frente, o porta-bagagens e o escape precisam mesmo de uns retoques... na verdade (se podesse) mandaria pintar de novo todo o quadro... mas vou tentar recuperar o que puder com o máximo de cuidado para que fique com o melhor aspecto possivel, sem que se note muito os retoques... Rolling Eyes

Já que comecei a desmontar... hoje vou tratar de lhe tirar o pára-choques porque está todo torto e mal soldado... houve uma besta que teve a infeliz ideia de o soldar à forqueta... Evil or Very Mad

A aventura começou... e estou confiante de que conseguirei... é claro que se o problema não fossem os euros, era garantido que esta bicha ficaria mesmo como nova... Mas dentro das minha possibilidades e capacidades, ela háde rolar e com melhor aspecto do que o actual! Very Happy

Quanto à bobine de ignição. Qual a sua opinião: comprar uma igual (nova/usada) numa das lojas francesas online ou mandar bobinar uma com os terminais que tirei da avariada. Será que na tal loja de Braga encontrarei melhor preço/solução?
A opção de mandar bobinar... será possivel? Para que voltagem deverá ser bobinada?

Cumps,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 7:55 am

Olá,

Quanto á bobine, acho melhor comprar outra, quer seja nova ou em bom estado.
Pode enviar os €'s dentro dum envelope que eles mandam o material. Tem que combinar previamente os portes de envio.
Se quiser, eu próprio posso mandar o mail a perguntar em quanto fica tudo e depois você manda os €'s em seu nome e morada, e recebe o material.
Atenção que não ganho nada no "negócio"...ok. Já é quase um "teledesenrrasca"... Smile

Na loja de Braga (Tel. 253263722 ) está á venda a ignição electrónica Chinesa da Black & Roll que substitui a bobine e os platinados. Custa 108 € já com IVA e vem com um desenho de montagem . A bobine já não existe á venda...e estas peças são completamente compativeis ( até com as Solex antigas...).
É só tirar umas peças e montar outras....não tem qualquer afinação...mas fica maaaiiiiis caro. No Mais do dobro...

Bobinar...sinceramente não sei. Acho possível ser feito, mas se fosse comigo não arriscava. E não conheço quem o faça, nem quem tenha mandado alguma vez bobinar.
Digo isto porque estas peças em geral vêm envoltas em verniz isolante que é preciso desmontar, contar quantas espiras de fio, e o calibre e onde ligam etc e no fim....pode ficar uma coisa "só" parecida com a bobine original....

...e mais...?

PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 8:14 am

Smile

para já é tudo!... como trabalho numa empresa, com oficina própria, e que recorre algumas vezes a outras empresas de bobinagem de motores... vou tentar esses contactos... Laughing

entretanto, se acabar por optar por encomendar lá fora... vou juntar mais algum material... e depois, SIM, agradecia a sua colaboração, porque o meu francês só serve para perceber um pouco (escrever/falar é bem pior)... lol!

Cumps,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 8:50 am

Ok, quando precisar de mais alguma coisa, diga.
Já agora dê á empresa onde vai bobinar, aqueles valores /parâmetros (das medidas do multímetro...)que enviei nas fotos. Pode ser que tenha sorte e saia alguma coisa de jeito.

Cumprimentos
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: novidades...   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 4:47 pm

Viva(m)!!!

Se calhar, deveria criar um post novo, em outra secção... mas, cá vai há mesma nesta secção "Apresentações" onde iniciei este meu novo "hobby"...

Novidades:

Já tenho os documentos da (agora) minha Cyclon S3800... Mas, ainda está matriculada com matricula antiga (camarária)...
_ Quais os procedimentos a ter em conta para regularizar, da forma mais simples e económica?
_ Será melhor solicitar primeiro, em nome do antigo proprietario, a troca da matricula e só depois efectuar o novo registo de propriedade?
_ Ou posso fazer tudo de uma só vez em meu nome?...

Estou a aguardar resposta da empresa de bobinagem para ter um orçamento e/ou viabilidade de bobinar uma bobine de ignição... dizem que o preço do cobre está alto... se calhar não irá compensar mandar bobinar... vamos ver se recebo resposta!

Entretanto, estou em fase de decapagem das peças e limpeza dos pontos de ferrugem para, logo que venha melhor tempo, passar à pintura...
_ Estou a pensar utilizar Hammerite. Eu sei que dizem ser uma tinta 3-em-1... mas, o que me aconselham, devo aplicar um primario ou não?

cumps,

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 5:39 pm

Olá,

Os documentos podem ser feitos duma vez só já com a passagem de propriedade, mas o melhor é perguntar que documentos do anterior proprietário é preciso.
Não há maneira de fugir ao preço que pedem...e só sai mais barato se fôr lá pessoalmente em vez de pedir a uma agencia...

Na minha opinião uma bobine nova era o ideal. Bobinar pode sair asneira, e depois de pagar pode não dar nada.

Hamerite preta em spray é muito boa. Agarra bem mas deve ser aplicada com cuidado porque escorre facilmente se tivermos a tentação de aplicar muita tinta de uma vez só. Em superficies não planas ou horizontais é complicado porque sai muita tinta da lata e é muito peganhenta.
Aplicar várias demão finas, umas 5 ou 6 e finas com os intervalos recomendados para não encarquilhar.Deixar curar muito tempo sem apanhar pó para endurecer bem. Não é para aplicar primário senão a tinta deixa de ter o efeito protector que dizem ter.
Eu usei tb nos plásticos pretos do motor e ficou perfeito.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 2:16 am

Olá!

Pois, o ideal era tratar dos documentos de uma só vez...
Sei que, para alteração de matricula tenho que preencher o Modelo 9 IMTT e, para registo de propriedade, tenho que preencher o novo impresso para requerimento de registo automovel (DUA) do Instituto dos Registos e do Notariado... Sendo assim, tendo em conta que a alteração de matricula normalmente é feita no IMTT e o registo de propriedade no IRN, onde é que tenho que me dirigir para que possa resolver de uma só vez? Existe algum outro impresso?

Em relação à bobine, coloquei junto da empresa de bobinagem como condições; o preço (que compense!) e que efectivamente funcione.

Quanto à pintura. Vou então pintar directamente com Hammerite. Mas, vou utilizar um compressor+pistola de pintura. Vamos ver o que dá! bounce

E, vamos falando!

Cumps

HARC


Última edição por HARC em Ter Mar 02, 2010 2:55 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 2:26 am

Olá ,
Aqui em Lisboa já me aconteceu fazer de duas maneiras e no mesmo IMTT. Preencher o impresso "único", proceder á mudança de matrícula e depois ir á Conservatória do Registo Automovel fazer o registo de propriedade, e fazer tudo no IMTT quando estavam duas funcionárias no mesmo atendimento. Uma do IMTT e outra da Conservatória, lado a lado...
...é que "isto" vai mudando, e o melhor é perguntar num dia e ir no outro...
PM
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 4:31 am

HARC escreveu:
Olá!

Pois, o ideal era tratar dos documentos de uma só vez...
Sei que, para alteração de matricula tenho que preencher o Modelo 9 IMTT e, para registo de propriedade, tenho que preencher o novo impresso para requerimento de registo automovel (DUA) do Instituto dos Registos e do Notariado... Sendo assim, tendo em conta que a alteração de matricula normalmente é feita no IMTT e o registo de propriedade no IRN, onde é que tenho que me dirigir para que possa resolver de uma só vez? Existe algum outro impresso?

Em relação à bobine, coloquei junto da empresa de bobinagem como condições; o preço (que compense!) e que efectivamente funcione.

Quanto à pintura. Vou então pintar directamente com Hammerite. Mas, vou utilizar um compressor+pistola de pintura. Vamos ver o que dá! bounce

E, vamos falando!

Cumps

HARC

Bem vindo ao fórum!

Relativamente Às questões deficeis, o Paulo já está a ajudar e por isso já está tudo encaminhado! cheers

No que diz respeito à legalização, da última vez fiz o seguinte:

- Todos os papeis preenchidos e assinados (mas sem data) e siga para o IMTT pedir a matricula. Passado uns tempos ir à conservatória e registar em nosso nome.

Agora se ainda se mantem assim... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





HARC apresenta-se Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
HARC apresenta-se
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: