Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 HARC apresenta-se

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Novidades   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 23, 2010 4:59 pm

Vivam!!

Pois cá estou eu de volta com as últimas novidades.

A bobine que mandei bobinar, finalmente chegou.
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00771q.th


HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00772h.th

Vinha revestida por resina... mas optei por revestir também com manga retráctil Wink
Resultados verificados com o multimetro: 1ª posição 200ohms = 1,6ohms; 2.ª posição 20Kohms = 2,63Kohms (o que me dizem?)

Agora, assim que acabar as pinturas... vem o desafio da montagem...

Por falar em montagem. Falta-me a junta e a tampa do volante do motor... Qual é a função e/ou a necessidade destas peças?...

http://www.lesolex.com/catalogue_detail.php?piece_id=47

Assim que acabar as pinturas volto a colocar fotos.
A minha Cyklon S3800 vai ficar (para já...) em preto fosco, já que o pintor, as instalações e o tempo não dão para melhor... Embarassed ou tavez, no final de colocar todas as peças em preto fosco, peça ajuda de um amigo profissional para aplicar um verniz brilhante... o efeito final poderá ser interessante... a ver vamos... porque só depois de começar a pintar é que descobri no que me meti... bounce

Sr. Paulo,
Se achar oportuno e/ou altura certa, agradeço que me dê as tais dicas sobre os platinados.

Cumps.

HARC


Última edição por HARC em Qui Mar 25, 2010 2:42 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 24, 2010 6:25 am

Parece que ficou bem a bobine.

Quanto aos platinados, é um truque que se faz com a mortalha de um cigarro.

Tem que se reconhecer as duas marcas, uma do rotor e outra fixa no motor.
Nesse ponto deve saltar a faísca na vela.
A faísca salta quando os platinados abrem.

Introduz-se a mortalha de cigarro entre os contactos do platinado, e afina-se a parte móvel do platinado, folgando os dois parafusos e rodando o parafuso excentrico do meio.
A mortalha deve soltar-se (puxando ligeiramente..) no momento exato em que as duas marcas rotor/motor coincidem.
Nem sempre é á 1ª , e tem de ser tentado várias vezes. Por vezes nem á 10ª....

Quanto mais próximo ficarem as duas marcas melhor funciona, ainda que funcione um pouco atrasada ou adiantada. Se ficar bem afinada até com a mão rodando o rotor ela funcionará...

Nada de apalpa folgas ou mais ferramentas.

Quanto á tampa do rotor e junta só serve para isolar o interior das humidades ou mesmo chuva. Se entrar água ou condensação não funciona.

Boas afinações

PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ... aqui estão os primeiros resultados...   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 2:53 am

Olá a todos!!!

Estou de volta para apresentar os primeiros resultados...

Como já disse anteriormente, só depois de começar a pintar é que dei conta no que estava a meter-me...
Não fosse o facto de considerar que o que é feito pela nossa mão é sempre na tentativa de fazer o melhor e, que por isso, tem sempre o seu valor... estaria muito triste com os resultados, pois afinal não vou conseguir renovar a minha Cyklon S3800 tal e qual o original...
Já comecei a montar, para ver como fica... e para ver se ainda me lembrava como montar...

Aqui ficam algumas fotos:

HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00769b
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00770f
Falta dar o verniz nas imitações de cromados...

HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00773c
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00776a
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00777k
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00778nv
HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00779m
A tinta utilizada é o Hammerite Preto Liso Brilhante... mas como vi que não conseguia pintar a ficar liso brilhante (a lacar), tentei pintar mais de longe na tentativa de ficar fosco... e como a tinta estava um pouco grossa e a pistola não dava para regular, acabou por ficar um efeito areado (tipo lixa fina)...
No fundo, pessoalmente, sei que está longe de um resultado profissional e do original... mas não desgosto de todo do efeito... a limpeza e a colocação do autocolantes é que serão os maiores inconvenientes...

Digam lá da vossa justiça!...
Ir para o topo Ir para baixo
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 3:11 pm

Muito boa noite,

De facto concordo que embora esteja melhor do que o que estava, a pintura ao não ter ficado lisa vai dificultar a aplicação dos autocolantes...

Parece que pintou os cromados; é uma opção, mas não é a mesma coisa...

Não ligue muito ao que estou a dizer, pois só consigo ver as coisas originais ou o mais parecido com esse estado, por isso mesmo é que acabo por gastar entre a compra e o restauro de uma motorizada 50cc, quantias iguais ou superiores a 3.500 Euros.

De qualquer forma, parabéns pelo restauro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Preciso de ajuda... indicações...   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 2:32 am

Olá!

Já tenho a minha Cyklon toda montada bounce

Mas, estou com dificuldades em conseguir colocar o motor a trabalhar; está muito preso!... mesmo pressionando o descompressor... até a rodar à mão, é dificil... scratch

O que é que poderá ser?

cumps

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 2:54 am

O que foi feito no motor? Foi aberto? Recorde-me p.f.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 4:24 am

Eu quando tirei a alavanca de subir e descer o motor, a parte da cabeça do motor (onde aperta a vela) ficou solta e assim verifiquei que o topo do pistão tinha um pouco de crosta... limpei e lubrifiquei, Só!

Também tirei a parte completa onde estão as bobines (rotor?)... não consegui tirar o rolamento que está por cima da embraiagem... e fiquei por aí...

Sem o rotor montado (só com a tampa/volante), sem a cabeça do motor (onde aperta a vela), o motor roda mais facilmente à mão...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 8:34 am

Se entretanto desmontou alguma parte do motor, vá agora montando e vendo o que faz prender. Por vezes na montagem fica um pouco preso dalguma deslocação das peças em relação ao eixo. Se depois de montar continuar preso experimente bater no centro (para dentro...) do eixo do lado do rotor. Por vezes faz uma pequena folga que chega para rodar melhor. Sem exageros mas uma pancada seca,ok. Antes sinta se está alguma coisa a roçar e se estiver desmonte até perceber onde.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 8:05 am

bounce bounce bounce Já tenho a minha Cyklon S3800 a rolar!!!! bounce bounce bounce


HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00807gf.th

Uploaded with ImageShack.us

HARC apresenta-se - Página 2 Dsc00805a.th

Uploaded with ImageShack.us

Agora... isto precisava de um pouco mais de força nas subidas... para eu não ter que pedalar tanto... Razz (_ Alguma ideia ou sugestão?)

E... só falta colocar as luzes a funcionar... Wink (_ Alguma dica?)

Saudações!!! cheers

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 8:42 am

Ainda bem que está tudo a funcionar.
Força tem pouca e é mesmo assim. Dá para ver alguns sites de alterações mas não é aconselhavel de todo.

Qual é o problema das luzes?

PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 10:04 am

... acabei agora mesmo de falar com um engenheiro mecânico cá da empresa sobre o facto de o motor não ter muita força e aquecer muito rápido... sugeriu-me e colocasse uma vela mais fria... e que visse se a mistura de gasolina não teria muito oleo...
A vela que tenho, acho que é uma NGK BM6A... _Qual a vela que usa(m)?
Quanto à mistura... como foi "feita a olho"... vou verificar melhor...

Quanto às luzes... tenho de ver o que se passa, pois não ligam!... pode ser mau contacto, lampadas queimadas, fios trocados/mal ligados...
(_ Se houvesse por aí um esquema de ligação eléctrica, era o ideal!...)

cumps

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 10:20 am

O ideal é uma vela NGK B4H ou Bosch W9AC mas é dificil de encontrar. Pode-se usar a B5HS, usual.

A mistura é muito importante já que o motor levou segmentos e pode limitar a força. Sem óleo a 5 ou 6 % não tem força e deve fazer rodagem (100 km) com 6 % mesmo. Pode estar ainda preso. É normal se levou segmentos.

Esquema eléctrico Solex?
Só tem 3 fios!
Um vai do rotor ao Guiador(interruptor) e segue para a luz da frente e para trás....
É ver as lãmpadas...
Pena que estragou o autocolante do quadro. Tinha-lhe dito para o poupar ...e já não se arranja.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
HARC

HARC


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 46
Localização : V. N. Famalicão

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 4:38 pm

No ... a unica coisa nova que meti, foi a bobine de ignição... só o abri, para tentar perceber o porquê de estar tão preso... aproveitei para dar uma boa limpeza e lubrificar... só tive de dar um ajustezinho no rolamento da biela, pois estava um pouco solto fazendo com esta tocasse por vezes no interior do carter.... deixei o motor bem untado durante uma semana... e depois de conseguir (à 3.ª tentativa) ajustar os platinados conforme a dica que o Paulo me deu, foi só montar tudo e pedalar muito para soltar mais o motor e conseguir que este arrancasse... bounce

eu acho que a mistura deve ter mesmo oleo a mais... o que também fará com que o motor aqueça e perca força... mas vou deixar para já assim... no próximo depósito reduzo ao oleo e vou tentar trocar de vela!
mas, as velas que fala não são mais quentes do que a que estou a usar (BM6A)? não será melhor uma mais fria (BM7A )?...

o esquema eléctrico era só pra ter a certeza de que liguei bem os fios... não vá ter cruzado os positivos com negativos...
fio amarelo (3 extremidades), liguei uma ao motor (junto à bomba da gasolina), outra extremidade ao farol da frente e a outra ao parafuso que prende o farolim traseiro ao guarda-lamas (pelo interior).
fio preto, liguei o que sai do interruptor ao farol da frente e o outro que vem do farolim traseiro liguei por debaixo da extremidade do capot...
scratch

vou testar melhor... e ver as lampadas...

eu tenho os autocolantes do quadro! lol! só que, como a pintura ficou areada tipo lixa, não vão colar bem... e eu até lhe acho mais piada assim!... Laughing

enfim, feito por mim!... Cool

cumps

HARC
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 22, 2010 3:26 am

Tá excelente e sempre é uma Solex mais, a circular por aí. Pena ser de tão longe, mas certamente que encontrará outros Solexistas para dar uns passeios.

Quanto aos fios por acaso não sei bem como serão porque é um modelo Húngaro um pouco diferente das outras Solex mas é simples na mesma e será só comprovar a continuidade da corrente que segue para cada farol. Pode testar a bobine de iluminação com uma lâmpada ligada com um fio ao parafuso que sai do rotor e o outro fio á massa( motor).

As velas são mesmo essas para as Solex e posso ver no catálogo da Cyclon qual dizem ser para esse modelo. Pode ser que haja alguma diferença mas só logo á noite posso ver.
A falta de força é mesmo assim. Sempre são 0,85 Cv...Acaba por ser uma bicicleta que temos de ajudar a subir, com umas pedaladas.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 22, 2010 4:51 pm

Confirmado. Cyclon S 3800 - Vela NGK B4HS, Mistura 3% ( 30 ml de óleo para 1 litro de gasolina 95)Lampada frente 6v 15W e trás 6v 4W.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





HARC apresenta-se - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: HARC apresenta-se   HARC apresenta-se - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
HARC apresenta-se
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: