Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Solex velha

Ir para baixo 
+2
Aquino
gonçalves
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
gonçalves




Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/03/2010

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 29, 2010 2:53 pm

Boa noite amigo Paulo Mota. O motor está quase montado consegui arranjar todos os rolamentos, exceto o rolamento da cambota/biela, o 1413 de agulhas, possivelmente vou ter que o mandar vir de frança, arranjo um mas é mais estreito tem 12mm, em vez dos 13mm, mas não quero arriscar a monta-lo posso ter problemas.... Agora tenho uma duvida com o carburador, visto de cima tem 2 buracos um mais largo e outro mais estreito, um (o mais largo) encaixa o filtro de ar, e o outro não tem nada está todo aberto; eu penso que nesse buraco mais pequeno leva o filtro de gasolina mas não tenho a certeza, será que o motor trabalha com esse buraco todo aberto? ou tem que levar lá qualquer coisa? o filtro por exemplo. Eu penso que isso não pode funcionar assim porque a gasolina que entra por baixo vai sair por cima, uma vez que o buraco está aberto. Agardeço desde já os conselhos.
Comprimentos ; Gonçalves
Ps, entre os 2 buracos está um outro mais pequeno mas tem um gigler.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 29, 2010 4:45 pm

Olá, estava para lhe dizer alguma coisa sobre o carburador mas não queria adiantar-me.
Nesse buraco mais largo encaixa o filtro de ar e tem uma junta (vsx71-Joint de filtre á air ref.10546-1,50€)que fica agarrada á capota do filtro.

Se não quiser comprar dá para fazer em borracha.Tem de entrar no encaixe do capot do filtro(por fora...e justa para não estar sempre a cair.) e tem +-2 mm de altura.
O parafuso entre os dois buracos é um calibrador de ar. Diga-me o nº que tem gravado.
O buraco que resta teria alguma coisa....Precisamos de vir a saber o quê conforme o modelo de carburador, por isso lhe peço o nº anterior.
Pode ser de um qualquer modelo se Solex...

Diga-me o nº que tem o gigler( a meio em latão)
O mais provavel é ser um carburador de 3800 e falta o filtro de plástico de encaixar por cima.(lesolex-Filtre á essence carburateur Solex 3800 ref.218-2€)
Se puder mande umas fotos p o meu mail para termos a certeza. Dum lado e doutro por baixo e por cima. É que para cada modelo há um carburador com peças misturadas e anda tudo na mesma...
Shocked

Cumprimentos
PM study
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 31, 2010 3:51 am

É o carburador da 3800 com o calibrador 551 de origem e o gigleur 28cc de origem tb.
Falta o filtro que lhe indiquei no post anterior. É só comprar e enfiar no buraco. Fica seguro com a tampa do filtro.

Veja se no fundo do cilindro em baixo junto aos parafusos e á frente, tem escrito TUM 80 ou outra coisa qualquer( ou nada). Estou a tentar perceber se só o carter é da 2200 ou há mais alguma coisa.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
gonçalves




Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/03/2010

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 31, 2010 3:05 pm

Boa noite amigos da solex. Já comprei algum do material que precisava para já para terminar a mecanica, para a semana é começar com o chassis na sua restauração e pintura, isto leva tempo mas o resultado vai ser positivo.
Amigo Paulo Mota. Tem algumas fotos no seu mail.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 01, 2010 3:07 am

Pode postar aqui o endereço da loja que vende peças e Solex's em Estarreja. Por princípio não deixarei de comprar em França mesmo com portes.
Penso que esteja ligada ao Motoclube de Estarreja.
Ficamos todos a saber, e pode entretanto ajudar alguém da zona.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
FerreiraAveiro

FerreiraAveiro


Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/09/2010
Localização : Aveiro

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 16, 2010 11:24 pm

Paulo Mota escreveu:
Pode postar aqui o endereço da loja que vende peças e Solex's em Estarreja. Por princípio não deixarei de comprar em França mesmo com portes.
Penso que esteja ligada ao Motoclube de Estarreja.
Ficamos todos a saber, e pode entretanto ajudar alguém da zona.
PM

Boas, por acaso até fica perto de minha casa e posso dizer que é de confiança: www.solexabc.com

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
gonçalves




Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/03/2010

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 07, 2011 12:39 pm

Boa tarde a todos!
Até que enfim.... 1ano depois estou de volta, tenho andado lá fora noutros quefazeres, mas estou de volta.
Quanto á minha solex 3300, aquela velha que está nas fotos, está irreconhecivel, já me têm perguntado se a comprei nova, depois de reparada já deve ter feito uns 300 km pelo menos já gastou 4 depósitos de gasolina, agora a questão é sempre a mesma ... é preciso livrete ou não? a minha não tem documentos por enquanto ainda não tive problemas com a policia, mas tenho andado com medo que fique presa por algum agente mais rigiroso.
Vou tentar por aqui uma foto, se não conseguir alguemque me diga como é.
Um abraço a todos.
[img][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 4:05 am

Olá bom dia,

Quanto aos documentos a polémica é sempre a mesma.
A Solex e todas as outras motoretas com motor auxiliar(com pedais) não têm neste momento classificação por omissão na lei.
Assim não estão sujeitas a matrícula porque não podem.

A questão que se põe agora é esta.
Não é preciso registo, matrícula, capacete, carta, e seguro ?
Seguro sem registo não é fácil mas pode fazer na Vitorino seguros(ver na net)
Quanto ao resto e inquirido o IMTT a resposta é simples e recente (Março 2011)

SEM MATRÍCULA NÃO PODE CIRCULAR ( todos os veículos a motor são obrigados a registo e matrícula...)

Posso adiantar que o seu vizinho de Estarreja (A.Marques) tem vendido Solex's ás dezenas senão centenas com o argumento de que não é preciso "nada", sendo um excelente argumento para um vendedor.
No entanto a qualquer momento as autoridades podem " acordar" e retirar de circulação todas as Solex.

Esta é a informação mais actualizada que lhe posso dar.

Não é preciso nada porque não tem classificação nacional (por falta de legislação) mas não pode circular.
Posso adiantar que se fôr hoje ao IMTT de Lisboa com um livrete da cãmara(duma Solex) eles fazem o registo de matrícula na hora( não têm qualquer informação interna sobre Solex ou veículos com motor auxiliar.
Eu tenho duas com DU e uma sem, na qual circulo com um fax do IMTT a dizer que não está sugeita a matrícula.

Nada podemos fazer mais do que andar ao sabor da incompetência e do humor da guarda...

PM study
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 4:08 am

Se quiser pôr aqui fotos terá que arranjar um servidor de fotos tipo Photobucket ou outro, passar as fotos para lá e depois colocar aqui copiando .
Se achar dificil ou escusado por vir a utilizar pouco, mande-me para o meu mail que eu faço o "trabalho".
Mail por PM.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
gonçalves




Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/03/2010

Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 9:40 am

Obrigado Sr Paulo Mota pelos esclarecimentos.
Quanto ao circular sem matricula, pois já imaginava que era preciso, no entanto eu tenho andado ao domingo sempre com a minha em passeio nas ciclovias que aqui na zona de Ilhavo / Aveiro existe algumas dezenas de kms delas. Quanto ao Sr Marques de Estarreja embora não o conheca pessoalmente tenho conhecimento que ele afirma não ser preciso documentos, aliás ainda recentemente passei por Estarreja e vi 4 Solex a circular sem matricula e isto num dia de semana á hora de ponta.
Este não é o sitio indicado, mas tenho 2 mobilettes , uma comprada nova por mim em França em 1978 uma motobecane 51VLC modelo rarissimo,e que legalizei quando regressei a Portugal, e uma outra mobilette que era de meu pai de 1969 que ele comprou nova, embora esta não esteja registrada em Portugal, mas tambem como não sei onde para o documento da compra françês não posso legalizala.
Quanto á minha motobecane está neste momento em restauro pois tenciono circular com ela, e o mais curioso é que essa motoreta estava parada á 30 anos e á dias pus-lhe um pouco de gasolina dei ar aos pneus e num espaço de tres metros pegou ficou a trabalhar ao ralenti como se tivesse saido do stand agora.
A informação que tenho dum vizinho que é antiquário é que esta motobecane vale entre 2000 a 2500 euros uma vez ser um modelo que foi pouco fabricado, embora eu ache os valores muito exagerados.
Tenho o farolim de trás partido, já vasculhei todos os sites na net e não encontro aquele modelo, estou a pensar aplicar outro de outra motobecane, embora perca a originalidade.
Um abraço a todos.
Gonçalves
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Solex velha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex velha   Solex velha - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Solex velha
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» 1ª TRI-HOBBY em Linda-a-Velha- Urgente
» Novo site Solex - SOLEX VIANA
» Forum d' OS AMIGOS DA SOLEX no Solex Millenium
» Qual a percentagem de oleo se deve-se usar na gasolina
» a minha solex

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: