Olá L.Pires,
bem vindo ao forum dos amigos da solex.
A Black & Roll é muito parecida com a antiga Solex e considerada como tal por todos os entusiastas.
Ainda assim informo que não tem a mesma marca(claro) mas que o motor e quadro é exatamente igual e feito a partir dos moldes das últimas Solex 3800.
Esses moldes foram vendidos á Yamaha, depois á Impex Hungara ( Cyclon S 3800) e ultimamente tudo é feito na China e novamente montado em França.
A qualidade é sensivelmente a mesma com a particularidade de ter travão de tambor á frente, catalisador no escape, buzina electrica e pouco mais.
Não é uma réplica. É uma Black & Roll, igual á Solex.As peças são iguais e intercambiaveis.
Quanto aos modelos antigos ainda aparecem em todos os sites de vendas de véiculos e para todos os preços e antiguidade, e cada vez mais, para restauro. O fenómeno de querer pôr estes veiculos a andar novamente está a crescer cada vez mais á medida que o tempo passa e é mais curioso ter e ver uma máquina com o motor num sítio pouco comum.
A existência de mais informação como este forum, tem contribuido para este aumento e infelizmente para os coleccionadores, tem vindo tb a aumentar o preço dos modelos...
No "Custo justo" e similares, pode encontar desde os 1ºs modelos até aos actuais a preços tentadores.
Quanto a peças e salvo raríssimas excepções de modelos muito antigos , arranjam-se todas as peças. Pessoalmente, compro tudo fora em França pelo correio, mas há por cá vários vendedores de Norte a Sul que compram nos mesmos sítios que eu....e vendem. Esses sítios já foram divulgados n vezes, cá e fora.
Quanto a cores e alterações, mais uma vez pessoalmente, não gosto de ver Solex de cores berrantes e prefiro as cores originais mas como nem sou fundamentalista acho que restaurar e pôr a andar uma Solex que esteja "morta", já é um mérito e pouco importa a cor...
Os modelos mais antigos como a 45 ou 330 já requerem mais atenção quanto ao restauro e devem ser rigorosamente equipadas com tudo igual á época e se possível será recomendável até os parafusos serem de época. Nesses modelos nâo tem graça nenhuma serem muito antigos (60 anos) e com modernisses ou cores sem serem preto.
Dos documentos apenas posso dizer que sendo velocípede com motor auxiliar não está sujeito a matrícula e as que foram passadas serão anuladas em breve.
Esta informação consta num fax e vários emails, pedidos de esclarecimento ao IMTT.
Embora no Código da Estrada existam vário indícios de que precisa de matrícula( todos os veiculos a motor) o que é certo é que este tipo específico de veículos está omisso na lei e não tem classificação Nacional.
Logo, se não tem classificação legal Nacional e não sendo sequer sujeita a matrícula, tambem não será obrigatório capacete, nem seguro.Penso eu....mas infelizmente estamos sempre ao sabor dalgum agente mais mal disposto, que pensa que a lei..é ele.
Pessoalmente já andei com seguro( possivel sem registo nem matrícula). Neste momento ando de capacete como segurança particular e para não chamar a atenção da Polícia e ainda com a matrícula que espero ser anulada desde 2008...mas sem seguro.
É a lei que temos neste Portugal dos pequeninos.Por um lado não é preciso, mas a lei diz que sim, e não sabemos muito bem para onde nos virar.
Sugiro que faça um pedido de esclarecimento ao IMTT para o mail geral especificnado a marca em questão.
O pior que pode acontecer é darem a explicação e que como está omisso na lei não precisa de matrícula mas tb não pode circular...
Mais qualquer coisinha diga....
PM