Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Novo Membro - Apresentação

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
lpires




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 49
Localização : Sintra

Novo Membro - Apresentação Empty
MensagemAssunto: Novo Membro - Apresentação   Novo Membro - Apresentação Icon_minitimeQui Set 08, 2011 11:13 am

Viva,

Sou mais um aficionado destes veículos, e espero que para breve, futuro proprietário de um exemplar.

Á já alguns tempos a esta parte que tenho algum interesse por este tipo de veículos e que venho seguindo um pouco da historia da Solex.

Estou em vias de vir a adquirir um exemplar, no entanto e não sendo ainda um conhecedor de todos os detalhes, gostaria da vossa ajuda.

O modelo em questão é uma S4800 - Black'n Roll, que sendo um modelo "recente" e não construído pelas insígnias originais, gostaria de perceber se poderá este modelo ser na mesma considerado um Solex, ou se é visto com uma réplica da original?

Relativamente aos modelos mais antigos, tenho constatado através dos fóruns, que os modelos realmente antigos já não aparecem. A nível de restauro já não se consegue material para estes modelos?

Estou a ponderar num futuro próximo adquirir um segundo exemplar (3300 ou 3800), pelo que caso tenham alguma sugestão a apresentar, agradeço que deixem as vossas sugestões de forma a fazer uma aquisição que não seja desajustada.
Desta forma onde poderei vir a adquirir material, que pormenores deverão ser tidos em consideração e respeitados por forma a manter a originalidade (é sempre possível encontrar umas alterações á tuga!!), cor da pintura, etc., etc. Deixem as vossas indicações, pois todas as ideias e dicas são bem vindas.

Desde já obrigado pela vossa colaboração e ajuda, esperando que num próximo contacto possa já afirmar que já sou Solexista!!!


Obg,
Cmpts,
LPires


Ir para o topo Ir para baixo
lpires




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 49
Localização : Sintra

Novo Membro - Apresentação Empty
MensagemAssunto: Documentação   Novo Membro - Apresentação Icon_minitimeQui Set 08, 2011 11:28 am

Aproveito para colocar, mais uma vez, e solicitar o vosso esclarecimento quanto á necessidade/obrigatoriedade de documentação/Seguro/capacete para este tipo de veiculos.

No caso de um veiculo que não tenha qualquer documento de registo, pode o mesmo circular na via publica, a motor, sem a existencia de matricula?
É obrigatório a existencia de um seguro associado? É possivel existir um seguro sobre um qualquer veiculo que não tem registo?
E capacete, até por questões de segurança é recomendável, mas perante a lei é obrigatório?

Mais uma vez obrigado pelso vossos esclarecimentos e ajuda.

Cmpts,

LPires
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo Membro - Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro - Apresentação   Novo Membro - Apresentação Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 3:14 am

Olá L.Pires,
bem vindo ao forum dos amigos da solex.
A Black & Roll é muito parecida com a antiga Solex e considerada como tal por todos os entusiastas.
Ainda assim informo que não tem a mesma marca(claro) mas que o motor e quadro é exatamente igual e feito a partir dos moldes das últimas Solex 3800.
Esses moldes foram vendidos á Yamaha, depois á Impex Hungara ( Cyclon S 3800) e ultimamente tudo é feito na China e novamente montado em França.
A qualidade é sensivelmente a mesma com a particularidade de ter travão de tambor á frente, catalisador no escape, buzina electrica e pouco mais.
Não é uma réplica. É uma Black & Roll, igual á Solex.As peças são iguais e intercambiaveis.

Quanto aos modelos antigos ainda aparecem em todos os sites de vendas de véiculos e para todos os preços e antiguidade, e cada vez mais, para restauro. O fenómeno de querer pôr estes veiculos a andar novamente está a crescer cada vez mais á medida que o tempo passa e é mais curioso ter e ver uma máquina com o motor num sítio pouco comum.
A existência de mais informação como este forum, tem contribuido para este aumento e infelizmente para os coleccionadores, tem vindo tb a aumentar o preço dos modelos...
No "Custo justo" e similares, pode encontar desde os 1ºs modelos até aos actuais a preços tentadores.
Quanto a peças e salvo raríssimas excepções de modelos muito antigos , arranjam-se todas as peças. Pessoalmente, compro tudo fora em França pelo correio, mas há por cá vários vendedores de Norte a Sul que compram nos mesmos sítios que eu....e vendem. Esses sítios já foram divulgados n vezes, cá e fora.
Quanto a cores e alterações, mais uma vez pessoalmente, não gosto de ver Solex de cores berrantes e prefiro as cores originais mas como nem sou fundamentalista acho que restaurar e pôr a andar uma Solex que esteja "morta", já é um mérito e pouco importa a cor...
Os modelos mais antigos como a 45 ou 330 já requerem mais atenção quanto ao restauro e devem ser rigorosamente equipadas com tudo igual á época e se possível será recomendável até os parafusos serem de época. Nesses modelos nâo tem graça nenhuma serem muito antigos (60 anos) e com modernisses ou cores sem serem preto.

Dos documentos apenas posso dizer que sendo velocípede com motor auxiliar não está sujeito a matrícula e as que foram passadas serão anuladas em breve.
Esta informação consta num fax e vários emails, pedidos de esclarecimento ao IMTT.
Embora no Código da Estrada existam vário indícios de que precisa de matrícula( todos os veiculos a motor) o que é certo é que este tipo específico de veículos está omisso na lei e não tem classificação Nacional.
Logo, se não tem classificação legal Nacional e não sendo sequer sujeita a matrícula, tambem não será obrigatório capacete, nem seguro.Penso eu....mas infelizmente estamos sempre ao sabor dalgum agente mais mal disposto, que pensa que a lei..é ele.
Pessoalmente já andei com seguro( possivel sem registo nem matrícula). Neste momento ando de capacete como segurança particular e para não chamar a atenção da Polícia e ainda com a matrícula que espero ser anulada desde 2008...mas sem seguro.
É a lei que temos neste Portugal dos pequeninos.Por um lado não é preciso, mas a lei diz que sim, e não sabemos muito bem para onde nos virar.
Sugiro que faça um pedido de esclarecimento ao IMTT para o mail geral especificnado a marca em questão.
O pior que pode acontecer é darem a explicação e que como está omisso na lei não precisa de matrícula mas tb não pode circular...

Mais qualquer coisinha diga.... lol!
PM study

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novo Membro - Apresentação Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro - Apresentação   Novo Membro - Apresentação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo Membro - Apresentação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação - novo membro
» Apresentação de novo membro
» Novo membro
» Apresentação
» Apresentação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: