Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Novo membro

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 5:08 pm

Boa noite. Chamo-me Rui Viana e resido em Viana do Castelo. Depois de uma "volta" pela net descobri este forum que me parece bastante interessante e de grande utilidade, sobretdo, porque sou um novo amigo das solexes. Acabei de adquirir uma 3800 de cor preta com o motor nº 4928633. Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe o ano de produção deste modelo, uma vez que em todas as tabelas que consultei referentes ao ano de fabrico indicam o nº 4914560 como sendo de 1975, não mencionando os números e anos posteriores. Será que o nº que possuo também é de 1975 ou será de 1976?
Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 3:10 am

Bom dia e cumprimentos ao novo membro deste grupo "Amigos da solex".
Espero que se mantenha por cá e vá lendo as últimas sobre Solex.

Em resposta á sua pergunta digo-lhe que a sua Solex nº 4928633 é mesmo de 1975, já que a partir de 1976 e até Nov 1988 a numeração foi alterada para 9.000.000 em diante.

Cumprimentos

Paulo Mota study
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 5:57 am

Bom dia

Muito obrigado pela resposta quanto ao ano de fabrico da solex porque, em toda a documentação que consultei, nunca me tinha apercebido da mudança de numeração a partir de 1976.

Já agora, e porque constato que é pessoa nuito conhecedora destas "máquinas" gostava de lhe perguntar se é normal que pingue ligeiramente óleo pelo tubo de escape (faço mistura a 3%) e se há alguma forma de se fazer limpeza ao escape.

Desde já agradeço a sua resposta a estas questões.

Os meus cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 9:17 am

Olá boa tarde,

É normal que pingue óleo como em todas as máquinas que funcionem com mistura e há várias maneira de limpar o escape mas não é muito necessário fazê-lo.
Basta desmontar o escape e tentar descarbonizar raspando o tubo por dentro e a ponta mais estreita no fim.
Depois há várias técnicas mais ou menos rudimentares.
Uma delas é montar um cabo grosso de aço, do género dos cadeados para bicicletas, na catrabuxa do berbequim e fazê-lo rodar dentro do tubo.
Perigoso qb.
Outra é colocar todo o escape na churrasqueira por algum tempo até ficar em brasa. Queima o carvão todo e depois é "só" lixar e pintar de novo.
Trabalhoso qb.
Há tb quem corte a panela a meio para tirar o miolo e depois solde tudo com o tubo de entrada cortado "á pele" da panela.
Bom. De nada serve para além de fazer mais barulho e se perder tempo.
Afinal só dá mesmo 30 km/h...

Mais importante que o escape, é manter as janelas de escape(no cilindro) e a curva, descarbonizadas,ok.
Quanto á mistura, acho pouco 3%. Se utiliza óleo sintético é mais ou menos isso, mas não deve usar.
Use um bom óleo mineral de marca para motores de baixa rotação, e numa mistura 4%,5% ou 6%.
Pingará ainda mais óleo mas não se esqueça que o óleo para além de lubrificar tb tira o calor do cilindro refrigerando-o. Esta parte não é entendivel por todos , mas podem ver o ex. dos aeromodelistas e seus motores.

Cada motor Solex, com a sua idade específica precisa de mais ou menos óleo. Tem que experimentar.
Por vezes soluçam e andam mal e pensamos que é óleo a mais e depois com mais um gol de óleo no depósito ficam bem, como que por milagre...
Ainda não percebi muito bem mas parece haver uma tendência para reduzir o óleo, mas não devemos ceder a essa tentação...ainda que depois tenhamos que descarbonizar o motor com mais frequência.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 9:30 am

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Os meus cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 9:55 am

Já agora pode ver em http://cyclo60.pagesperso-orange.fr/solex3800-po.html , que explica as caracerísticas da Solex 3800. Está lá a datação por baixo da tabela e fui eu próprio o traductor da parte em Português deste site, o mais importante sobre Solex.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 10:14 am

Obrigado pela dica.

Já agora qual o melhor sítio para comprar pneus para a 3800 de 1975 (não sei qual a dimensão) e se os pneus com lista branca são habitualmente usados neste modelo.

Cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 5:10 pm

A medida é 1.75-19 e deve ser preto. Pode ser com risca branca se gostar.
Pessoalmente compro tudo fora nos sites www.lesolex.com ou www.vsx71.com e vem pelo correio.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 2:43 am

Já agora uma outra questão cuja resposta não encontro nas diferentes rubricas deste forum:

o filtro de ar da minha solex parece ser o de origem pois, a parte exterior, é uma rede metálica muito fininha e ainda não vi igual à venda. Só encontro filtros em esponja. Será indiferente o tipo de material de que são feitos ? E este filtro deve ser mudado com alguma frequência?

Cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 3:04 am

Filtro em rede não é de origem.
De origem são numa espécie de gase branca, e os de esponja serão de evitar pois com o tempo acabam por se desfazer e entopem o carburador.
Esponja preta nunca e esponja branca é melhor.
Se deixar a rede funciona na mesma molhado com um pouco de oleo da mistura, e para limpar é de vez em quando conforme o crivo da rede(que não estou a ver !)

Cumprimentos
PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 3:45 am

O filtro parece estar em bom estado. O crivo de rede exterior que possui protege, no interior outro material que, como diz, parece ser de facto uma gase de cor clara, agora amarelecida. Pelo que me diz, no mercado não existem grandes opções, pelo que, devo conservar este.

Cumprimentos

Rui Viana

Ps.: Logo que me seja possível irei colocar fotos desta máquina!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 4:34 am

Mantenha assim e lave de vez em quando com gasolina ou petroleo. Esses filtros duram toda a vida.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 5:05 am

Voltando à questão dos pneus, à frente deve usar-se pneus com nervuras. E a trás pode usar-se o mesmo pneu ou não deve ter nervuras?

Cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 9:16 am

Os pneus devem ser 1.75-19 type y. São próprios para Velosolex e originalmente da Michelin.
Infelizmente a Michelin "parece" que já não os produz mas há da Hutchinson ou de marca branca com o mesmo perfil.

A marca branca é a dos vendedores vsx71 por ex. Eles próprios decidiram mandar fazer pneus iguais á Michelin e outras medidas para todos os modelos mesmo os mais antigos, não deixando assim parar as máquinas por falta de pneus, como já acontecia com os mod.45 ou 330,660,1010 por ex.
Á frente deverá ser aquele perfil especial para roçar no rolete do motor. Atrás pode ser outro qualquer desde que não raspe no quadro.
É normal serem os dois iguais e quando o da frente está mais gasto troca-se.
O da frente gasta-se mais, e as nervuras que diz é o perfil especial .

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 14, 2010 4:58 pm

Obrigado pelos esclarecimentos.

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeQua Set 15, 2010 8:11 am

Boa tarde, Sr. Paulo Mota
Aqui estou de novo para lhe colocar mais uma questão (espero não incomodar), pois, quem está neste "mundo" das solex's como eu há pouco tempo tem muitas dúvidas.
Encontrei diversos sites a vebder autocolantes para o quadro e capot do filtro de ar). Li algures que o modelo 3800 se caracteriza pelo autocolante vermelho (3800) colocado no capot do filtro de ar. No entanto, parece que esse autocolante desaparece nestes modelos a partir de 1972. Sendo assim, uma vez que a minha solex é de 1975, não deve ser colocado este autocolante no capot do filtro. Certo? E os do quadro com a marca "solex" podem ser colocados?
Cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeQua Set 15, 2010 9:10 am

Efectivamente o autocolante do capot do filtro deixou de aparecer em 1971 e o do quadro é para as Solex MBK(Motobecane) e Solex Húngaras /Cyclon S3800.
Penso que a sua é fabricada pela SEMI ou SINFAC e não trazem esses aotocolantes de origem.
No entanto, como não sou fundamentalista, aconselho-o a usar o bom senso e se gostar, ponha.
Fica mais característico embora fora da época, mas a Solex tem isso mesmo. Pode e deve ser diferente da do vizinho.
Só há um modelo Solex que deve respeitar tudo de época até os parafusos, e é o mod. 45, o 1º modelo.
De resto se as peças podiam ser trocadas, e acessórios, e cores, e até era insentivado pela fábrica, porque não os autocolantes...
É uma questão de gosto.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Viana

Rui Viana


Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeQua Set 15, 2010 9:28 am

A minha é de facto de fabrico SINFAC, pois, tem a chapa com o registo da patente de 1966.

Agradeço-lhe, mais uma vez, os esclarecimentos e aproveito para felicitá-lo pelo bom trabalho na "gestão" deste forum. Sempre que tiver dúvidas, e já que me permite, estarei aqui!

Cumprimentos

Rui Viana
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeQua Set 15, 2010 9:33 am

Ok, obrigado.
Sempre que quiser.
Cumprimentos

PM study
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeTer Set 21, 2010 4:23 am

Uma fotos da Solex do nosso colega Rui Viana. Sempre interessante de ver as máquinas.

Novo membro Solex128
Novo membro Solex131
Novo membro Solex133

Novo membro Solex140
Novo membro Solex144

PM
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSex Set 24, 2010 4:52 pm

Bem vindo Paulo!

Já vim um pouco tarde para dar as boas vindas, mas infelizmente o tempo livre ultimamente é pouco, mas já vi que já está mais do que ajudado.

Relativament à solex, gabo-lhe as malas, acho que dão um ar muito distinto à solex!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa

Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitimeSáb Set 25, 2010 5:21 am

Ora boas!!!

Essa Solex realmente está muito bonita. É das 3800 mais bonitas que tenho visto.

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novo membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo membro   Novo membro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo membro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação de novo membro
» Apresentação - novo membro
» Novo Membro - Apresentação
» Novo site Solex - SOLEX VIANA
» Qual a percentagem de oleo se deve-se usar na gasolina

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: