Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O amigo da solex sou eu

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 3:11 pm

Olá

Nao tenho nenhuma solex por isso vim aqui, sou "amigo da solex" dos outros.. ahaha

Abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeTer Dez 16, 2008 2:24 am

Olá Rogério.
Não tens Solex ainda, mas tens maq.fotográfica, e já é bom. Pelo menos já temos fotógrafo.haha

Bem vindo
sunny 'lex

PM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeTer Dez 16, 2008 6:20 am

Bem vindo!

Já somos dois! Laughing

Isto interessa é o espirito, e espero que tenha ideias de vir a ter uma. Eu cá tenho! cheers

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeSeg Mar 28, 2011 3:58 am

E um dos mais antigos amigos da Solex, já tem a "sua" Solex. Uma 330 + ou - completa e muito bonita.
Agora força no restauro e com alguns €'s ficará pronta para o Encontro de Setembro.
O amigo da solex sou eu Alapimba
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeTer Abr 12, 2011 3:00 pm

depois de trocar as juntas da cabeça e do cilindro a solex ficou bem e tenho andado com ela.
tenho ido para o trabalho e tal sem problemas.

a semana passada fiquei constipado por isso deixei a solex em casa da minha mae.
fui hoje busca-la, e fui logo para o trabalho de solex, fui a uma oficina ver um carro que tenho a arranjar, voltei ao trabalho, sai as 18h e preparava para ir dar uma voltinha mas tava com pouca gasolina passei em casa.
meti 500ml mistura a 4% e la segui eu.
entrei numa rua de calçada antiga, chocalhou um bocado a solex, passado uns metros a solex começou a falar e qd dei por mim tinha perdido um dos escudetes do parachoques Sad
parei a solex... e n consegui voltar a liga-la
humpf

ja tirei a vela e tive a limpar pois pareceu-me que estava molhada o que n é suposto, ja vi se por acaso a folga do platinado tinha se aberto e tava ok, ja tirei o tubinho que vai do carb para o deposito e andei com ela para ver se saia gasolina e saia,ja tirei a gasolina do deposito e voltei a por mais desta vez com mistura a 2% + ou - e nada...

alguma dica? Sad

raios parta a isto Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:00 am

Rogério,

a gasolina para essa Solex é a 4, 5 ou 6%. Nunca 2% e nunca com óleo sintético.
Monta a vela no cabo e vê se tem faísca.
Tens que ver se tem compressão no cilindro ou se foi a alguma junta á vida. Podes entretanto experimentar a vela 5 em vez de 4.
BP 5 es salvo erro.
A minha 45 só anda com essa e não com a B4 s.

PM
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:04 am

o oleo é mineral.
é o oleo que tenho usado sempre e até a gasolina é a gasolina que tenho usado sempre (tenho um jerrican em casa com 5 litros desde que comprei a solex)

Vou ver isso da vela, é so tirar a vela encostar ao motor e rodar a roda né? ou posso rodar o volante de motor em vez da roda tirando a tampa?

Em relaçao à compressao... como é que eu "vejo"?
Eu ando com ela com o motor para baixo e faz a força que sempre fez.. n mudou nada nesse aspecto.

Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:09 am

Vê se está babado a meio do cilindro e usa mais óleo senão vai ficar agarrada e assim até anda mais. Substitui a vela.
Podes andar com o motor, a pedal com a vela só no cabo. Se fizer faísca estará boa mas mesmo assim substituia pela 5.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:11 am

paulo com a vela so no cabo... mas tem de estar encostada ao motor para fazer massa, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:11 am

nao ha possibilidade de ter sido o condensador ou a bobine à vida? Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 10:55 am

Pode ser mas é pouco provável.
Pode ter saído alguma coisa do lugar, como por ex. o cabo da vela onde entra no motor. Vê se está bem encaixado e se a vela dá faisca com a vela encostada ao motor.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 12:04 pm

A vela dá faísca o tubo de retorno da gasolina cospe gasolina mas a solex pegar é mentira!
Próximo passo? Eu ate entendo q a tua 45 só ande com a bp5 mas se esta andou com a 4 e se faz faísca de um momento para o outro deixava de dar assim?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 4:30 pm

Cá estou outra vez.

Acho estranho estar tudo bem e não pegar e é-me dificil tentar "coisas" á distância mas pode ainda assim estar afogada.
Acontece quando fica muita gasolina no fundo do carter depois de se tentar pegar muito tempo. Se quiseres tentar é só tirar o depósito e desapertar os parafusos do carter ligeiramente e as quatro porcas do cilindro até sair alguma coisa por baixo.
Se calhar é arriscado para ti pois a montagem embora simples tem alguma coisa que saber.
Para montar tens que repor a tampa do carter rigorosamente á mesma altura do resto do outro lado do carter(com uma régua) e apertar os parafusos nessa posição. Só depois podes apertar bem as 4 porcas do cilindro e re-montar o depósito.

Como alternativa a isto recomendo que tires a vela e deixes a cullassa aberta(sem a vela) dum dia para o outro, para ver se seca um pouco mais a gasolina que possa ter a mais no carter.
Outra alternativa é pedires ajuda a outra pessoa para pegar na Solex em peso e virar de pernas para o ar e sem a vela montada. Rodas um pouco o rotor e assim esvazias o carter pelos transfers. A gasolina e óleo que está no carter sairá pelo buraco da vela.

De vez em quando elas têm problemas que não tem explicação. A minha Pli5000 deixou de funcionar, experimentei tudo, e nada. Desmontei bomba de gasolina e cilindro e nada. Deixei ficar parada para depois ver o que se passava quando tivesse tempo. Pensei em bobines, condensadores etc e passado semanas pegou á 1ª até agora...

Senão der diz. Estou de férias e posso ir ver...
PM
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 4:39 pm

bom nesta altura pode realmente ser isso de estar afogada, mas ela começou a falhar em andamento... pode ser mm isso?
Eu sei que assim que ela falhou e tentei que ela pegasse tirei a vela e ela estava molhada, houve uma altura que tirei a vela ha uns tempos so por curiosidade depois de andar uns dias e ela tava rosada e seca como é suposto dai realmente estar com outro aspecto.

vou tentar isso de deixar ao ar para ver se resolve.
Quanto a oferta de vires cá obviamente é bemvinda, se quiseres és bem recebido eheh

O teu numero de tlm mudou? hj tentei ligar-te mas o numero k aqui tinha dizia que n existia lol
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeSex Abr 15, 2011 4:10 am

deixei a solex sem a vela durante um dia, meti uma vela nova ngk b6hs e ja ta a andar novamente...
n percebi o que lhe deu no outro dia...

sigaaaaaaaaaaaaaaaaa
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeSex Abr 15, 2011 12:54 pm

Hj a solex depois de umas voltas qd a paro com ela quente n pega. Agora cheguei a casa dei mais voltas c ela a praceta, assim q parei n pegou mais. Tirei a vela e estava molhada. O q se passa por aqui?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeDom Abr 17, 2011 5:03 pm

Já tinha falado contigo quanto á vela. A B6hs é muito fria mas funciona.
Logo que possas compra a B5hs e depois falamos. A B5hs é a que toda a gente usa e a tua Solex já tem perto de 60 anos. Precisava de ser desmanchado o motor, levar rolamentos,segmentos, e ser verificado o funcionamento do descompressor. Quando a tentámos pôr a funcionar na Moita achei fraquinha de compressão e aconselhei aquelas juntas mais básicas mas será necessário ver mais qualquer coisa e pode ter escapado já alguma coisa.
Tenta ver se há alguma "entrada de ar" (fuga de compressão), vai vendo os filtros da gasolina e a sujidade do depósito que possa desprendrer-se e entupir o gigler.
Lembro-me daquele filtro de ar cheio de partículas a desfazerem-se. Já está limpo?
Em princípio , gasolina limpa e faísca na vela certa, chega para andar bem, mas....
Quando não pega há um truque que desbloqueia as esferas da bomba de gasolina que é andar para trás com o motor(um metro ou dois e depois andar para a frente normalmente para pôr a funcionar.Isto funciona quando está parada muito tempo e as esferas coladas com o óleo da mistura, mas não só...

A vela sai sempre molhada depois de tentar pôr a funcionar e não se conseguir. Dentro do cilindro está gasolina e òleo não queimado em excesso,...e a vela está isolada por ser fria demais. Além disso as velas tb avariam. Mesmo as novas.
Um truque antigo para velas isoladas era aquecer(queimar os eléctrodos até secar) com um isqueiro....e resulta.

Vamos falando...
PM study
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 3:20 am

ontem fui de algés ate belem a um encontro de carros, depois de belem ao cais do sodre, voltei a belem e deopis voltei para casa em algés.
pegou sempre, houve aprtes que andei a pedal mas por opção...

vou continuar a andar com ela para ver o que dá, qd encontrar a vela compro.
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeTer Abr 19, 2011 6:03 am

recebi hoje capot original e as patilhas do acelerador Smile

preciso é de um farol... ja encontrei a 40€ mas queimado e estalado..
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeTer Abr 19, 2011 3:25 pm

O amigo da solex sou eu 563536507399e9770115b

Mais ou menos montado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQui Abr 28, 2011 5:24 am

Já vai estando melhor. Compras uma peça perdes outra...haha. Podes fazer a peça do pára-choques com um bocado de alumínio, pelo menos tens o "molde".
O farol vai ser bem dificil...
PM
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQui Abr 28, 2011 5:45 am

o farol no vila franca havia a 40€ queimado do sol e estalado num sitio (entretanto ja colado) mas tendo em conta o ser usado queria ver se arranjava um pouco mais barato.

A peça de aluminio que perdi tb estava a pensar fazer uma.. mas faço como? como é que compro um bocado de aluminio e como é que vou desbastando?
Alguma dica? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQui Abr 28, 2011 8:32 am

Podes fazer com um bocado de barra de aluminio grosso que possa arranjar no Merlin por ex. O chato é ter de comprar uma barra inteira mas depende do preço.Até pode ser redonda. Depois é medir, fazer um rectangulo (ou cilindro se fôr redonda) com o mesmo comprimento e ir desbastando com uma lima grossa e depois mais fina. Polir com lixa 600 ou palha de aço 00.O furo roscado faz-se com uma peça própria que por acaso tenho.
Se tiveres um mini berbequim é mais rápido e tem menos esforço "braçal" mas é um trabalho de paciência....mas é fácil. Essa peça é praticamente impossível de comprar já que o pára-choques é Jeanneret e se existisse á venda seria todo ele.

Até gostava de lhe tirar as medidas para fazer um igual para a minha 45. Deve ser fácil de fazer e dá jeito para não arranhar o motor.

Ainda funciona?
Boas voltas
PM study
Ir para o topo Ir para baixo
alapimba




Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2008
Idade : 43

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQui Abr 28, 2011 8:36 am

nao andava com ela ha uns tempos mas por acaso hj a tarde vim de solex para o trabalho.
vai funcionando... lol

qd é que fazemos um meeting em belem?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitimeQui Abr 28, 2011 9:01 am

Quando "alguém" quiser.É só marcar a data e ficar á espera.

Tinha pensado dar uma data para uma volta na Caparica um dia destes com sol. É plano e podiamos fazer paragens para um pastel de St.António.
Só tenho receio que ninguém ande por aqui e não apareça ninguém.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O amigo da solex sou eu Empty
MensagemAssunto: Re: O amigo da solex sou eu   O amigo da solex sou eu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O amigo da solex sou eu
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a percentagem de oleo se deve-se usar na gasolina
» solex 5000
» Forum d' OS AMIGOS DA SOLEX no Solex Millenium
» Solex no dia-a-dia
» ENCONTROS SOLEX

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: