Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Apresentação El_Zorro

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
El_Zorro




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/06/2013

Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitimeQui Jun 13, 2013 10:01 am

Boas pessoal
Obrigado por terem mantido as Solex vivas até aos dias de hoje!
Vivo no Porto e sou um recente possuidor de uma Solex 660, de 1956, algo que só percebi depois de a ter... Pois, é bom saber que tenho um modelo raro e antigo (sempre preferi as solex com quadro e farol redondos), mas só agora começo a entender os meandros. 

Neste momento está no estaleiro, vai levar um bom restauro. Comecei por desmontar e limpar os principais elementos do motor e a partir daqui surgem as primeiras chatisses. Agora não consigo ligar um motor que trabalhava bem. A alimentação (chega gasolina ao carburador) e a faísca parecem estar OK.. Há compressão, mas a Solex não pega e encharca às primeiras tentativas (tira vela, limpa, volta a meter e está tudo na mesma). Tenho andado às cabeçadas à regulação do relanti e do descompressor (já percebi que não devia ter mexido, mas tarde demais!)...  Agradeço as vossas dicas!

Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 9:32 am

Depois de desmontar o motor deve afinar o platinado fazendo coincidir as duas marcas do volante e do carter. O platinado deve abrir nesse momento preciso. Deve usar os parafusos de afinação e por tentativas usando uma mortalha de cigarro entre os contactos do platinado.
No momento em que as duas marcas estão coincidentes a mortalha cede ao puxar.
Tem que ser mesmo por tentativas e pode demorar mas sempre com toda a calma.
Se tem corrente, compressão e gasolina pode ser da afinação...e boas voltas de Solex.
PM
Ir para o topo Ir para baixo
El_Zorro




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/06/2013

Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 7:05 pm

Boa Noite Paulo,

Obrigado pela resposta... Também já tentei afinar o ponto, seguindo os tutoriais franceses com a mortalha e tudo, mas ou estou a fazer alguma coisa mal ou sou um nabo...
Dúvidas:
-No meu volante magnético as marcas são diferentes dos modelos mais comuns, com alhetas. Estas marcas, designadamente a do bloco, situa-se onde? Na parte superior dianteira do bloco? Ou é um um outro entalhe na parte inferior? O volante tem a marca "rupture" mas no bloco não tem nada escrito, apenas estes dois entalhes...
- Estou a fazer o arranque com uma roda de borracha num berbequim, que encosto ao volante magnético. É possível que isso tenha de alguma forma afectado a afinação ou desmagnetizado o volante?!
- Para agravar a situação a cabeça dos parafusos, designadamente o excêntrico de afinação já me chegou muito desgastada, praticamente moído. É um parafuso vulgar que se possa substituir, sem retirar o volante?!

Uma vez mais obrigado. Vou a novas tentativas...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 4:38 am

Por muito boa vontade que eu possa ter, assim á distancia será dificil fazer tentativas para pôr a sua 660 a funcionar embora já tenha posto uma a funcionar no Brasil....

Em relação á marca do bloco penso que deveria ter uma pequena seta mas se não tem nada que identifique...
Outra coisa que deve ter em atenção a tentar pegar o motor com o berbequim é que o rotor anda no sentido dos ponteiros do relógio.
Deve também certificar-se que tem as esferas na bomba de gasolina e se corre gasolina no tubo de plástico quando retirado do depósito.

Se não conseguir mesmo assim, deve desistir e contactar A.Marques 962837028 em Estarreja.Ele vende peças e tem oficina equipada para todas as reparações Solex perto do Porto e facilmente terá a Solex a andar novamente com um pequeno custo.


Boa voltas de Solex
PM
Ir para o topo Ir para baixo
hugotiago

hugotiago


Mensagens : 28
Data de inscrição : 15/03/2013
Localização : Tomar

Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 1:03 pm

Bem vindo El_Zorro

espero que tudo comece a rolar na tua solex Smile 

abrç
hgtg
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação El_Zorro Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação El_Zorro   Apresentação El_Zorro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação El_Zorro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentação Ary
» Apresentação
» apresentaçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: