Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Solex 3800

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeDom Nov 22, 2009 2:40 pm

Muito boa noite a todos os foristas,

O meu nome é Pedro Aquino e adquiri hoje uma Solex 3800 azul, em estado geral razoável, faltando apenas à primeira vista, o farol e a sua cobertura (não tenho grandes conhecimentos do modelo em questão).

Estou a par de alguns passeios que se tem feito na zona de Belém e conto participar nos mesmos ou noutros, mal consiga colocar em estado de marcha a Solex.

Gostaria para isso, de poder contar com a vossa ajuda/opinião sobre o que devo fazer e onde me dirigir em caso de problemas com o motor.

A vontade de ter uma Solex já vem desde há longos anos, mas fui comprando outras motas e só agora se proporcionou a aquisição de uma, por um preço que penso ter sido de ocasião (150,00).

Solex 3800 Dsc04380j

Abraço a todos,

Pedro Aquino
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
Paulo Mota

Paulo Mota


Mensagens : 597
Data de inscrição : 21/11/2008
Idade : 63
Localização : Lisboa

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeDom Nov 22, 2009 5:46 pm

Então boa noite para mais um Solexista no nosso forum.
Como já li, os poucos mas bons são alguns de nós e eu sou um deles.
Estou á disposição para ajudar a pôr a máquina a andar e entretanto resolver alguma dúvida.

Para já e se não sabe grande coisa desse modelo nem se a Solex tem muitos Km's, aconselho a datar o motor ( nº de motor)para ver se um dos retentores (o do carter !)é moderno ou antigo. O antigo será mais dificil de arranjar mas é possível.
A partir dessa informação aconselho a desmanchar o motor e substituir rolamentos, todas as juntas(cabeça,carter e escape), retentores e segmentos.
Com o motor mais composto depois verá o resto...pneus, cromagens, etc.

Pelo seguro é assim que faço, mas pode tentar andar com ela como a comprou, claro.

Aqui terá a ajuda.
Peças, compram-se em França e pelo correio. Algumas há cá mas estou proibido pelo vendedor de divulgar o contacto. (?)

Cumprimentos

Paulo Mota
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeSeg Nov 23, 2009 10:29 am

Boas, bem vindo.

Essa Solex custou uma ninharia! Laughing

Penso que já vos vi uma vez por Belém, mas eram só umas 2 ou 3 motoretas...Parece que sofrem do mesmo problema que nós aqui no forum! Rolling Eyes

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeSeg Nov 23, 2009 2:50 pm

Muito obrigado a todos pela recepção!

A Solex, para ser honesto, ainda não tive tempo de olhar bem para ela, pois hoje fui para fora, e como a mota se encontra no meu armazém, paciência...fica para amanhã!

Sobre o tal fornecedor de peças Nacional, julgo que seja o Vilafranca & Nogueira, pessoa (Jorge Vilafranca) que conheço já há alguns anos, das feiras de brinquedos e automobilias.

O Fornecedor Internacional, dei uma vista de olhos no que voces indicam aqui no forum, (França) e efectivamente, aquilo é um mundo!

Acontece, que tive a ver a cobertura do farol da frente para a 3800 e aparecem um sem fim de modelos, não sei qul deles é o que se adapta à minha Solex. talvex amanha já com o numero de motor e ano provável, algum de voces me consiga ajudar!

Quanto a cromados, as jantes parecem estar como novas, apenas um pouco sujas.

Os pneus, aparentemente, parecem em estado razoável apenas os punhos de borraçha parecem estar estragados.

Mas se alguem a quiser ver ao vivo, a Solex encontra-se na Estrada Sintra/Ericeira, mais propriamente em Santa Susana, onde me poderão fazer uma visita, pois terei muito gosto em a mostrar a ela e outras quantas motas que aqui tenho.

Aliás, eu embora seja nascido e criado em Lisboa, moro no Concelho de Mafra, mais propriamente, na Freguesia da Encarnação.

Uma voltinha, aqui na Zona Saloia, lá para o verão, é uma coisa interessante de se fazer, pois fazemos este percurso diversas vezes ao ano, de Minihondas!

Abraço a todos,

Pedro Aquino
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeSeg Nov 23, 2009 3:03 pm

Um dia vai aí a pandilha toda da Solex!
Ir para o topo Ir para baixo
bizarro

bizarro


Mensagens : 218
Data de inscrição : 06/12/2008

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeSeg Nov 23, 2009 4:11 pm

Aquino escreveu:
Muito obrigado a todos pela recepção!

A Solex, para ser honesto, ainda não tive tempo de olhar bem para ela, pois hoje fui para fora, e como a mota se encontra no meu armazém, paciência...fica para amanhã!

Sobre o tal fornecedor de peças Nacional, julgo que seja o Vilafranca & Nogueira, pessoa (Jorge Vilafranca) que conheço já há alguns anos, das feiras de brinquedos e automobilias.

O Fornecedor Internacional, dei uma vista de olhos no que voces indicam aqui no forum, (França) e efectivamente, aquilo é um mundo!

Acontece, que tive a ver a cobertura do farol da frente para a 3800 e aparecem um sem fim de modelos, não sei qul deles é o que se adapta à minha Solex. talvex amanha já com o numero de motor e ano provável, algum de voces me consiga ajudar!

Quanto a cromados, as jantes parecem estar como novas, apenas um pouco sujas.

Os pneus, aparentemente, parecem em estado razoável apenas os punhos de borraçha parecem estar estragados.

Mas se alguem a quiser ver ao vivo, a Solex encontra-se na Estrada Sintra/Ericeira, mais propriamente em Santa Susana, onde me poderão fazer uma visita, pois terei muito gosto em a mostrar a ela e outras quantas motas que aqui tenho.

Aliás, eu embora seja nascido e criado em Lisboa, moro no Concelho de Mafra, mais propriamente, na Freguesia da Encarnação.

Uma voltinha, aqui na Zona Saloia, lá para o verão, é uma coisa interessante de se fazer, pois fazemos este percurso diversas vezes ao ano, de Minihondas!

Abraço a todos,

Pedro Aquino

Parece então que temos mais uma solex bem entregue!

Relativamente às peças, França é um Mundo. Como tudo o que são coisas antigas (tenho alguns carros, também..) o fora de Portugal é uma tentação. Os preços são (quase sempre..) mais simpáticos, e a facilidade com que se encontram peças raras então é fantástica! Penso que com as Mini Hondas se passe a mesma coisa.

A solex é muito simples de por a trabalhar (pode é não ficar a trablhar muito bem..) mas não tem nada que saber.

Como o Paulo já disse, desde que haja gasolina e faíscas elas pegam sempre!

Primeira coisa a verificar:

- Circuito de gasolina. Ver se chega gasolina ao caburadora e, mais importante, se o chega gasolina ao tubo de retorno.

Depois passamos para a aula número 2! study
Ir para o topo Ir para baixo
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeTer Nov 24, 2009 3:11 pm

Ok amigo Bizarro,

Obrigado pela dica!

Vou tentar fazer isso durante o fim de semana!

Desculpem a ignorância, mas qual é o combustivel adequado? Mistura?

Obrigado mais uma vez,

Pedro Aquino
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
Aquino

Aquino


Mensagens : 45
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 56
Localização : Ericeira

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeTer Nov 24, 2009 3:30 pm

Esqueci-me de informar os restantes membros, que adquiri hoje uma segunda Solex, uma 5000; mal consiga, coloco fotos!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safetarget.pt
Pedro

Pedro


Mensagens : 249
Data de inscrição : 06/12/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa

Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitimeQua Nov 25, 2009 3:15 am

O combustivel é mistura e já chegamos à conclusão que o melhor é usar oleos minerais. Aqui fica o tópico: https://amigosdasolex.forumeiros.com/motor-f3/mistura-como-faze-la-t91.htm

Bem qualquer dia tem aí uma grande colecção de Solex! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Solex 3800 Empty
MensagemAssunto: Re: Solex 3800   Solex 3800 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Solex 3800
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Solex 3800 não dá luz
» Matricula de Solex 3800
» A Solex 3800 do Daniel76
» Compra de Solex 3800
» O amigo da solex sou eu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Geral :: Apresentações-
Ir para: